Como andam as suas costas?

Imagem da notícia: Como andam as suas costas?

De acordo com um estudo publicado em 2016 pela North American Spine Society (NASS), foram apontadas as 10 profissões que mais riscos acarretam para a coluna. Os médicos dentistas, a par dos cirurgiões, ocupam o segundo lugar neste ranking.

“Além de passarem demasiado tempo na mesma posição, os dentistas e cirurgiões têm de mudar várias vezes a posição do seu pescoço, virando e torcendo a região cervical, provocando imensa pressão na coluna, além de terem uma postura que exige um posicionamento prolongado”, explica o médico ortopedista Luís Teixeira. “É por isso que muitos destes clínicos sofrem, desde muito cedo, de problemas nas costas e no pescoço”.

Contudo, o ortopedista garante que é possível reverter a situação,“utilizando sistemas de iluminação e ampliação, permitindo um campo de visão mais próximo do médico, possibilitando o relaxamento do seu pescoço e evitando deste modo a sobrecarga nestas articulações”. “Os dentistas, se tiverem cadeiras com apoio para os braços, devem utilizá-las de forma a garantir maior suporte aos membros superiores, evitando esforços exagerados”.

14 Fevereiro, 2019
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Miguel Pavão condecorado em Espanha

Bastonário da OMD foi condecorado pelo Colegio Oficial de Dentistas de Extremadura devido à assinatura da Declaração do Porto, em 2023, que une Portugal e Espanha na defesa da profissão.

Ler mais 5 Março, 2025
Medicina dentária

300 mil pessoas sem dinheiro para saúde oral

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) divulgou a 9ª edição do Barómetro de Saúde Oral, que mais uma vez traça o retrato da sociedade portuguesa no que diz respeito a hábitos de higiene, dentição, visitas ao médico dentista, perceção sobre saúde oral, oferta pública e gastos familiares. Mais pessoas sem dinheiro para ir ao médico dentista, mais pessoas sem dentes e piores hábitos de higiene oral são as principais conclusões do estudo. 

Ler mais 20 Fevereiro, 2025
Medicina dentária