Como andam as suas costas?

De acordo com um estudo publicado em 2016 pela North American Spine Society (NASS), foram apontadas as 10 profissões que mais riscos acarretam para a coluna. Os médicos dentistas, a par dos cirurgiões, ocupam o segundo lugar neste ranking.
“Além de passarem demasiado tempo na mesma posição, os dentistas e cirurgiões têm de mudar várias vezes a posição do seu pescoço, virando e torcendo a região cervical, provocando imensa pressão na coluna, além de terem uma postura que exige um posicionamento prolongado”, explica o médico ortopedista Luís Teixeira. “É por isso que muitos destes clínicos sofrem, desde muito cedo, de problemas nas costas e no pescoço”.
Contudo, o ortopedista garante que é possível reverter a situação,“utilizando sistemas de iluminação e ampliação, permitindo um campo de visão mais próximo do médico, possibilitando o relaxamento do seu pescoço e evitando deste modo a sobrecarga nestas articulações”. “Os dentistas, se tiverem cadeiras com apoio para os braços, devem utilizá-las de forma a garantir maior suporte aos membros superiores, evitando esforços exagerados”.
14 Fevereiro, 2019
Medicina dentária