FEDCAR pede à UE que grupos económicos possam ter fiscalização ética

Imagem da notícia: FEDCAR pede à UE que grupos económicos possam ter fiscalização ética

A FEDCAR – Federação Europeia dos Reguladores da Medicina Dentária apela à União Europeia (UE) que adote medidas que permitam fiscalizar e sancionar grupos económicos e planos de saúde que atuam na área da medicina dentária. 

O presidente da FEDCAR e bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, explica que “em toda a Europa, incluindo Portugal, tem aumentado exponencialmente nos últimos anos o número de grupos económicos na área da saúde oral. Em muitos casos, estes investidores não têm sede no país onde são prestados os serviços, encontrando-se por vezes até sediados fora da UE. A prioridade destes grupos é exclusivamente maximizar o investimento e isto não é compatível com certas obrigações éticas na prestação de cuidados aos doentes, pelo que é difícil os profissionais compatibilizarem as suas obrigações éticas e legais individuais com as destes grupos, ficando nestas empresas para trás a atuação focada no interesse dos doentes”. 

Na assembleia-geral da FEDCAR, que decorreu no Porto, foi elaborada uma declaração, aprovada por unanimidade, que apela aos estados membros da União Europeia e aos deputados do Parlamento Europeu para a criação de regulamentação adequada em igualdade de circunstâncias para todos, incluindo a igual possibilidade de sancionar, que obrigue os grupos empresariais e planos de saúde a respeitar e apoiar as obrigações éticas e legais dos profissionais de saúde no melhor interesse dos doentes. 

Saiba mais aqui.

2 Julho, 2019
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

SPEMD celebrou Dia Mundial da Saúde Oral 2024

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 26 Março, 2024
Medicina dentária

SMD reúne com Associação Portuguesa de Seguradores

O Sindicato dos Médicos Dentistas reuniu-se a 28 de fevereiro com o Conselho de Direção da Associação Portuguesa de Seguradores, com o objetivo da criação de proposta de lei que regulamente os denominados Planos de Saúde.

Ler mais 7 Março, 2024
Medicina dentária