COVID-19: OMD recomenda fecho ou suspensão de clínicas

Imagem da notícia: COVID-19: OMD recomenda fecho ou suspensão de clínicas

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) recomenda a todos os médicos dentistas a suspensão ou adiamento das consultas programadas que não sejam urgentes e por tempo indeterminado. Ainda que legalmente não tenha poderes para o fazer, a recomendação da OMD surge na sequência do estado de alerta em que Portugal vive por causa da pandemia COVID-19.

Os médicos dentistas estão especialmente expostos a eventuais contágios nas consultas e a OMD criou um grupo de trabalho de acompanhamento da situação que funciona desde o início do mês para divulgar informação e recomendações aos médicos dentistas.

O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, explica que “vivemos uma situação absolutamente inédita com graves implicações em termos de saúde pública. Legalmente, a Ordem não pode decretar o fecho da clínicas e consultórios, pelo que face à evolução da pandemia, o que podemos fazer é recomendar aos médicos dentistas que atendam apenas urgências. Já reunimos com a ministra da Saúde e alertámos para a situação crítica dos médicos dentistas e seus pacientes”.

A OMD denunciou ainda à ministra da Saúde a falta de equipamento de proteção individual, nomeadamente máscaras para doentes com a COVID-19 ou em quarentena.

Orlando Monteiro da Silva revela que “o Ministério irá garantir, através do INFARMED, o fornecimento de máscaras adequadas para os médicos dentistas tratarem doentes com a COVID-19 ou em quarentena. Subsiste ainda, como resulta de um inquérito feito pela Ordem, a ausência no mercado de material de proteção para atendimento de situações de urgência e que é prioritário resolver”.

Num inquérito online realizado ontem pela OMD para aferir o ponto de situação nas clínicas e consultórios, e a que responderam cerca de 7000 médicos dentistas, a grande maioria já tinha suspendido a atividade ou reduzido as consultas e tratamentos a serviços mínimos de urgência. Dos que responderam ao inquérito, 95% considera importante que seja decretada oficialmente pelo Estado uma medida de suspensão.

14 Março, 2020
Atualidade

Notícias relacionadas

Março em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de março de 2020.

Ler mais 1 Abril, 2020
Atualidade

Mundo A Sorrir já distribuiu 12.000 máscaras aos hospitais

A ONG Mundo A Sorrir arrancou com uma campanha de recolha de Equipamentos de Proteção Individual, que serão distribuídos pelos hospitais de Portugal. A campanha foi prolongada até ao dia 26 de março e, até ao momento, a organização já distribuiu 12.000 máscaras de proteção.

Ler mais 24 Março, 2020
Atualidade

MAS promove campanha de recolha de máscaras

Entre hoje e quinta-feira, 17 e 19 de março, a ONG Mundo A Sorrir (MAS) irá promover uma campanha de recolha de máscaras de proteção, que serão entregues nos centros hospitalares de Portugal.

Ler mais 17 Março, 2020
Atualidade