COVID-19: OMD recomenda fecho ou suspensão de clínicas

Imagem da notícia: COVID-19: OMD recomenda fecho ou suspensão de clínicas

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) recomenda a todos os médicos dentistas a suspensão ou adiamento das consultas programadas que não sejam urgentes e por tempo indeterminado. Ainda que legalmente não tenha poderes para o fazer, a recomendação da OMD surge na sequência do estado de alerta em que Portugal vive por causa da pandemia COVID-19.

Os médicos dentistas estão especialmente expostos a eventuais contágios nas consultas e a OMD criou um grupo de trabalho de acompanhamento da situação que funciona desde o início do mês para divulgar informação e recomendações aos médicos dentistas.

O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, explica que “vivemos uma situação absolutamente inédita com graves implicações em termos de saúde pública. Legalmente, a Ordem não pode decretar o fecho da clínicas e consultórios, pelo que face à evolução da pandemia, o que podemos fazer é recomendar aos médicos dentistas que atendam apenas urgências. Já reunimos com a ministra da Saúde e alertámos para a situação crítica dos médicos dentistas e seus pacientes”.

A OMD denunciou ainda à ministra da Saúde a falta de equipamento de proteção individual, nomeadamente máscaras para doentes com a COVID-19 ou em quarentena.

Orlando Monteiro da Silva revela que “o Ministério irá garantir, através do INFARMED, o fornecimento de máscaras adequadas para os médicos dentistas tratarem doentes com a COVID-19 ou em quarentena. Subsiste ainda, como resulta de um inquérito feito pela Ordem, a ausência no mercado de material de proteção para atendimento de situações de urgência e que é prioritário resolver”.

Num inquérito online realizado ontem pela OMD para aferir o ponto de situação nas clínicas e consultórios, e a que responderam cerca de 7000 médicos dentistas, a grande maioria já tinha suspendido a atividade ou reduzido as consultas e tratamentos a serviços mínimos de urgência. Dos que responderam ao inquérito, 95% considera importante que seja decretada oficialmente pelo Estado uma medida de suspensão.

14 Março, 2020
Atualidade

Notícias relacionadas

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade