Adriano Carreira: Covid-19 e o impacto na medicina dentária
O médico dentista Adriano Carreira partilha com a DentalPro qual será o impacto da Covid-19 no ramo da medicina dentária.
“Um dos principais problemas da pandemia foi colocar a descoberto alguns dos grandes problemas da medicina dentária em Portugal: grande percentagem de emprego precário principalmente dos mais jovens profissionais, sem capacidade de resistir financeiramente a este pesadelo, ter a perceção que os seguros dentários são e continuarão a ser uma menos valia para a dignificação da medicina dentária e ver a dificuldade que o setor atravessou para se preparar para voltar à rotina de trabalho e os custos brutais a nível de aquisição de material para o efeito. A falta de poder económico por parte da população, se já antes era problemático com apenas 40% da população a procurar regularmente um dentista, ainda se vai acentuar mais durante bastante tempo, pois acredito que ainda estamos longe da recuperação económica e os próximos tempos serão bastante complicados para a população em geral, e consequentemente para os médicos dentistas”.
Adriano Carreira pensa que “uma das medidas mais importantes no curto prazo será transmitir confiança à população que estamos e estaremos preparados para fazer tratamentos com toda a segurança, sempre lidámos com todas a doenças infeciosas e é fundamental passarmos essa mensagem. Um ainda melhor gestão nas clínicas vai ser primordial e, sem dúvida, continuarmos a ser bastante rigorosos na implementação das guidelines de segurança fornecidas pelas entidades DGS e OMD, permitindo assim a segurança de todos”.
Não perca esta e outras opiniões na próxima edição da DentalPro.
6 Maio, 2020
Opinião