Orlando Monteiro da Silva: “Há mais custos inerentes à pandemia”

Imagem da notícia: Orlando Monteiro da Silva: “Há mais custos inerentes à pandemia”

Quase um mês após a reabertura das clínicas e consultórios de medicina dentária, o bastonário da OMD mantém a avaliação positiva do Ministério da Saúde quanto à gestão da “saúde pública”, mas “em termos de apoio económico tem estado muito aquém do que seria desejável”.

Isto porque, alertou Orlando Monteiro da Silva em entrevista à Rádio Renascença (consultar no site da RR),  continua a assistir-se à falta de apoios a um setor que foi diretamente afetado pela pandemia, ao encerrar portas a 16 de março (com a exceção dos atendimentos urgentes e inadiáveis).

O responsável esclareceu que a medicina dentária é uma profissão liberal e que ficou sem apoios e os que existem, embora positivos, não resolvem o problema. “A grande medida que sempre achamos fundamental”, explicou, seria a criação de “um subsídio a fundo perdido para que as pessoas pudessem ter uma fonte de rendimento provisória”.

Perante estes factos, Orlando Monteiro da Silva considerou natural que atualmente os honorários “reflitam a nova proteção contra a Covid-19”, já que foram implementadas novas metodologias, adquiridos novos equipamentos e com os novos protocolos há menos consultas por dia.

Embora, frisou, as tabelas com referências de preços mínimos e máximos sejam “proibidas nesta área de atividade, mas estão afixadas nos consultórios”. “Nesta fase há mais custos inerentes à pandemia”, indicou, salvaguardando que “os doentes devem ser previamente informados sobre os custos em questão”.

Saiba mais aqui.

29 Maio, 2020
Medicina dentária

Notícias relacionadas

Clínica dentária Vita Centro do Porto celebra três anos

Como o próprio nome indica, as clínicas dentárias Vita Centro situam-se no coração de cada uma das cidades onde estão implementadas, nomeadamente Lisboa, Porto e Setúbal. O espaço localizado na cidade portuense celebra no próximo mês de dezembro o seu terceiro aniversário.

Ler mais 26 Novembro, 2020
Conteúdo patrocinadoMedicina dentária

OralMED Aveiro foi palco de um tratamento inovador

A clínica OralMED Aveiro foi palco de "um dos tratamentos mais inovadores em reabilitação oral, que permite a pacientes que não possam ter implantes convencionais voltar a ter dentes fixos". Nuno Cintra, especialista em cirurgia oral e diretor do Conselho Científico do Grupo OralMED Saúde, explica melhor esta técnica.

Ler mais 17 Novembro, 2020
Medicina dentária