Orlando Monteiro da Silva: “Há mais custos inerentes à pandemia”

Imagem da notícia: Orlando Monteiro da Silva: “Há mais custos inerentes à pandemia”

Quase um mês após a reabertura das clínicas e consultórios de medicina dentária, o bastonário da OMD mantém a avaliação positiva do Ministério da Saúde quanto à gestão da “saúde pública”, mas “em termos de apoio económico tem estado muito aquém do que seria desejável”.

Isto porque, alertou Orlando Monteiro da Silva em entrevista à Rádio Renascença (consultar no site da RR),  continua a assistir-se à falta de apoios a um setor que foi diretamente afetado pela pandemia, ao encerrar portas a 16 de março (com a exceção dos atendimentos urgentes e inadiáveis).

O responsável esclareceu que a medicina dentária é uma profissão liberal e que ficou sem apoios e os que existem, embora positivos, não resolvem o problema. “A grande medida que sempre achamos fundamental”, explicou, seria a criação de “um subsídio a fundo perdido para que as pessoas pudessem ter uma fonte de rendimento provisória”.

Perante estes factos, Orlando Monteiro da Silva considerou natural que atualmente os honorários “reflitam a nova proteção contra a Covid-19”, já que foram implementadas novas metodologias, adquiridos novos equipamentos e com os novos protocolos há menos consultas por dia.

Embora, frisou, as tabelas com referências de preços mínimos e máximos sejam “proibidas nesta área de atividade, mas estão afixadas nos consultórios”. “Nesta fase há mais custos inerentes à pandemia”, indicou, salvaguardando que “os doentes devem ser previamente informados sobre os custos em questão”.

Saiba mais aqui.

29 Maio, 2020
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

SPEMD celebrou Dia Mundial da Saúde Oral 2024

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 26 Março, 2024
Medicina dentária

SMD reúne com Associação Portuguesa de Seguradores

O Sindicato dos Médicos Dentistas reuniu-se a 28 de fevereiro com o Conselho de Direção da Associação Portuguesa de Seguradores, com o objetivo da criação de proposta de lei que regulamente os denominados Planos de Saúde.

Ler mais 7 Março, 2024
Medicina dentária