Orlando Monteiro da Silva: “Há mais custos inerentes à pandemia”

Imagem da notícia: Orlando Monteiro da Silva: “Há mais custos inerentes à pandemia”

Quase um mês após a reabertura das clínicas e consultórios de medicina dentária, o bastonário da OMD mantém a avaliação positiva do Ministério da Saúde quanto à gestão da “saúde pública”, mas “em termos de apoio económico tem estado muito aquém do que seria desejável”.

Isto porque, alertou Orlando Monteiro da Silva em entrevista à Rádio Renascença (consultar no site da RR),  continua a assistir-se à falta de apoios a um setor que foi diretamente afetado pela pandemia, ao encerrar portas a 16 de março (com a exceção dos atendimentos urgentes e inadiáveis).

O responsável esclareceu que a medicina dentária é uma profissão liberal e que ficou sem apoios e os que existem, embora positivos, não resolvem o problema. “A grande medida que sempre achamos fundamental”, explicou, seria a criação de “um subsídio a fundo perdido para que as pessoas pudessem ter uma fonte de rendimento provisória”.

Perante estes factos, Orlando Monteiro da Silva considerou natural que atualmente os honorários “reflitam a nova proteção contra a Covid-19”, já que foram implementadas novas metodologias, adquiridos novos equipamentos e com os novos protocolos há menos consultas por dia.

Embora, frisou, as tabelas com referências de preços mínimos e máximos sejam “proibidas nesta área de atividade, mas estão afixadas nos consultórios”. “Nesta fase há mais custos inerentes à pandemia”, indicou, salvaguardando que “os doentes devem ser previamente informados sobre os custos em questão”.

Saiba mais aqui.

29 Maio, 2020
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

OMD: Fernando Guerra reeleito presidente do Conselho Geral

O Conselho Geral da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) esteve reunido pela primeira vez, a 21 de setembro, no Porto. O plenário marcou o início dos trabalhos da nova equipa, cujos conselheiros foram eleitos em junho passado para o quadriénio 2024-2028, tendo Fernando Guerra sido reeleito presidente.

Ler mais 27 Setembro, 2024
Medicina dentária

International College of Dentists: Secção Portuguesa com nova liderança

Francisco do Vale, ortodontista, professor universitário e coordenador da Área de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, assume a liderança da secção portuguesa do International College of Dentists (ICD) enquanto regente da mesma, com Mariana Dolores, presidente da Mundo A Sorrir como vice – regente.

Ler mais 8 Julho, 2024
Medicina dentária