Algoritmo permite responder no tratamento da peri-implantite
![Imagem da notícia: Algoritmo permite responder no tratamento da peri-implantite](https://www.dentalpro.pt/wp-content/uploads/2021/09/FARDEEP.jpg)
O estudo publicado no Theranostics sugere que a peri-implantite afeta a longo prazo, o sucesso de pelo menos 25% dos implantes dentários, já que a inflamação provocada leva à perda de osso de suporte.
De forma a combater a falta um método fiável para prever com precisão como um paciente reage a este tipo de tratamento, os investigadores desenvolveram o algoritmo “Fast and Robust Deconvolution of Expression Profiles” (FARDEEP).
Este algoritmo visa analisar os “perfis clínicos, microbianos e imunes de um grupo de pacientes com implantes e submetidos a terapia regenerativa para corrigir defeitos da perimplanta avançados”. Através deste método os investigadores conseguiram medir “os níveis relativos de certas bactérias destrutivas e células imunitárias úteis em cada amostra de tecido recolhida dos pacientes”.
Os investigadores concluíram que “o microambiente imunológico peri-implantar molda a composição microbiana e o curso da regeneração. As assinaturas imunológicas mostram potencial inexplorado na melhoria da classificação de risco para peri-implantite”.
A investigação do FARDEEP foi conduzida por uma equipa interdisciplinar da University of Michigan, Michigan State University e a Harvard School of Dental Medicine.
6 Setembro, 2021
AtualidadeMedicina dentária