Lista A propõe menor contribuição mensal “sem afetar sustentabilidade” do sistema

Com o lema “O renascimento da ADSE”, João Neto apresenta-se como líder da Lista A de candidatos ao Conselho Geral e de Supervisão. A “sustentabilidade financeira da ADSE e a visão de longo prazo das suas capacidades como subsistema público de saúde” são o principal foco desta candidatura.
Em nota divulgada, a Lista A defende a criação de um “Fundo de Reserva de cerca de 400 milhões de euros”, num sistema que “não requer um pagamento mensal tão expressivo dos beneficiários, como se vê pela acumulação de saldos superiores a 1100 milhões de euros nos cofres da ADSE”, defende João Neto.
“Parece não haver a noção de que esse dinheiro pertence aos beneficiários do sistema e faz falta às famílias portuguesas, sobretudo num cenário de inflação alta e de risco de crise económica. A redução de contribuição que propomos poupará aos beneficiários cerca de 200 milhões de euros por ano, sem afetar a sustentabilidade da ADSE” – afirma João Neto.
O programa eleitoral da Lista A elege como prioridades “reembolsar as despesas de saúde num prazo máximo de 15 dias, integrar novos tratamentos nas listas de comparticipações e abrir a rede aos prestadores que queiram entrar”.
A transformação digital da ADSE, a promoção regular de auditorias internas às faturações – como medida de combate à fraude – e a isenção de contribuição para os beneficiários titulares com vencimento inferior ao salário mínimo nacional, são outros pontos que merecem destaque no programa desta candidatura.
As eleições para o Conselho Geral e de Supervisão (CGS), estão previstas para 28, 29 e 30 de novembro (voto eletrónico) e 30 de novembro (voto presencial).
31 Outubro, 2022
Atualidade