A Patologia Oral no contexto do SNS
A Medicina Dentária, em contexto de SNS, ainda se encontra introduzida de uma forma muito precária.
A área de maior atuação de um Médico Dentista no SNS incide mais na especialidade cirúrgica, uma vez que devido ao panorama da saúde oral em Portugal, os utentes chegam à consulta, com condições de saúde oral bastante degradadas, em que o único recurso existente muitas vezes é a exodontia (extração dentária).
Contudo, a Patologia Oral assume também um papel preponderante naquela que é a atuação de um Médico Dentista em contexto público. Devido ao contacto mais facilitado entre o Médico de Medicina Geral e Familiar (MGF) e o Médico Dentista, diariamente chegam utentes portadores de lesões orais, por intermédio destes colegas.
A prevalência das patologias orais é bastante considerável e a «ponte» entre as várias especialidades contribui para um mais fácil diagnóstico e respetivo tratamento.
É então imprescindível que para além da existência de Médicos Dentistas devidamente integrados no SNS, o Médico de Medicina Geral e Familiar, seja conhecedor das patologias orais e que saiba quando deverá referenciar, bem como determinar o sentido de urgência associado a cada lesão oral.
24 Janeiro, 2024
Opinião