A Patologia Oral no contexto do SNS

Imagem da notícia: A Patologia Oral no contexto do SNS

A Medicina Dentária, em contexto de SNS, ainda se encontra introduzida de uma forma muito precária.

A área de maior atuação de um Médico Dentista no SNS incide mais na especialidade cirúrgica, uma vez que devido ao panorama da saúde oral em Portugal, os utentes chegam à consulta, com condições de saúde oral bastante degradadas, em que o único recurso existente muitas vezes é a exodontia (extração dentária).

Contudo, a Patologia Oral assume também um papel preponderante naquela que é a atuação de um Médico Dentista em contexto público. Devido ao contacto mais facilitado entre o Médico de Medicina Geral e Familiar (MGF) e o Médico Dentista, diariamente chegam utentes portadores de lesões orais, por intermédio destes colegas.

A prevalência das patologias orais é bastante considerável e a «ponte» entre as várias especialidades contribui para um mais fácil diagnóstico e respetivo tratamento.

É então imprescindível que para além da existência de Médicos Dentistas devidamente integrados no SNS, o Médico de Medicina Geral e Familiar, seja conhecedor das patologias orais e que saiba quando deverá referenciar, bem como determinar o sentido de urgência associado a cada lesão oral.

24 Janeiro, 2024
Opinião

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Cavalos mais rápidos

Crónica da autoria da médica dentista Cátia Íris Gonçalves, publicada na DentalPro 179.

Ler mais 19 Setembro, 2024
Opinião