SMD reúne-se com a IGAS

Imagem da notícia: SMD reúne-se com a IGAS

Na ordem de trabalhos, foram abordados temas como o Guia de Fiscalização, com a “concordância” do SMD para “colaborar em itens que, no nosso parecer, são dúbios, não exequíveis, nem adequados à realidade das clínicas de pequena e média dimensão”, assume o sindicato.

Do encontro, resultou também a sensibilização do SMD sobre “o aumento de situações ilegais onde existe usurpação de funções nomeadamente em centros de estética, harmonizações e branqueamento assim como nos laboratórios de prótese”.

Os dirigentes sindicais “denunciaram a situação contratual ilegal e as condições laborais dos colegas no SNS”, realidade que segundo o SMD, foi recebida com admiração pela IGAS, com esta a assegurar que “iria abordar e intervir no problema, de forma conjunta com a Direção Executiva do SNS”.

Na sequência da recente alteração à lei n°108/2018, a estrutura sindical sublinhou que “apesar das melhorias substanciais alcançadas” mostrou “algumas preocupações que ainda assim subsistem” no âmbito da proteção radiológica, numa área cujas competências foram transferidas da IGAMAOT à IGAS. Neste âmbito, o SMD “saudou” a “consciencialização” pela IGAS da “importância que nas inspeções exista uma perspetiva onde as recomendações tenham preponderância, privilegiando dessa forma a vertente mais pedagógica”.

Na reunião de trabalho, a estrutura sindical fez-se representar por João Neto, presidente do SMD, António Colaço, presidente da Assembleia-Geral e em representação da IGAS, Carlos Caeiro Carapeto, Inspetor Geral e Rute Serra, Subinspetora Geral.

25 Janeiro, 2024
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

SPEMD celebrou Dia Mundial da Saúde Oral 2024

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 26 Março, 2024
Medicina dentária

SMD reúne com Associação Portuguesa de Seguradores

O Sindicato dos Médicos Dentistas reuniu-se a 28 de fevereiro com o Conselho de Direção da Associação Portuguesa de Seguradores, com o objetivo da criação de proposta de lei que regulamente os denominados Planos de Saúde.

Ler mais 7 Março, 2024
Medicina dentária