SMD reúne com Associação Portuguesa de Seguradores

Imagem da notícia: SMD reúne com Associação Portuguesa de Seguradores

O Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD), representado por Isabel Banza e João Neto, reuniu-se no dia 28 de fevereiro de 2024 com o Conselho de Direção da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), representado por José Galamba de Oliveira e pela vogal em representação da Fidelidade, Companhia de Seguros, S.A.

No âmbito das atividades que o SMD tem exercido junto da Assembleia da República e do périplo de reuniões com a ASF, AdC, ERS, IGAS, “foi garantido o apoio da APS aos procedimentos de iniciativa legislativa e de criação de proposta de lei que regulamente os denominados Planos de Saúde. A APS mostrou-se empenhada na resolução desta problemática e retorquiu que não é benéfico para a imagem dos Seguros de Saúde em Portugal, visto que, há um aproveitamento hediondo do vazio legal existente”, refere o SMD.

No encontro foi também abordada a publicidade desses Planos de Saúde, “que confundem o consumidor, as vinculações abusivas e a falta de proteção ao consumidor”.

O SMD manifestou “insatisfação relativamente às seguradoras detentoras dos Seguros de Saúde que criam Planos de Saúde ou os promovem disfarçados de seguros de saúde (não contemplam o risco, não oferecem proteção, não têm período de carência, comparticipação, etc.)”. De acordo com o SMD, houve concordância plena neste tema e necessidade de melhorar essa informação por parte das seguradoras.

Além disso, foram denunciadas diversas ilegalidades e faltas de transparência das relações económicas entre diversos operadores, entidades financiadoras e utentes. De igual modo, revela o Sindicato, “foram assinalados alguns casos de “selvajaria” publicitária que ocorrem na nossa atividade e que levam o utente a criar falsas expectativas, sem atender aos requisitos de necessidade. Exigimos intervenção em prol dos direitos dos utentes e da transparência do setor”, reforçaram.

Foi ainda transmitida a insatisfação relativamente às tabelas dos atos clínicos que são elaboradas e atualizadas somente pelas seguradoras e denunciados casos de controlo da atividade pelos grandes prestadores com a conivência das seguradoras.

O SMD revela, também, que questionou “a existência de tabelas diferentes para os pequenos e grandes prestadores”.

Por fim, “foram esclarecidos alguns assuntos de forma a contribuir para a garantia da proteção dos pequenos prestadores nomeadamente as situações de Dumping, melhor clarificação da atividade, negociação dos valores com os Sindicatos e a regulamentação dos Planos de Saúde”.

7 Março, 2024
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Miguel Pavão condecorado em Espanha

Bastonário da OMD foi condecorado pelo Colegio Oficial de Dentistas de Extremadura devido à assinatura da Declaração do Porto, em 2023, que une Portugal e Espanha na defesa da profissão.

Ler mais 5 Março, 2025
Medicina dentária

300 mil pessoas sem dinheiro para saúde oral

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) divulgou a 9ª edição do Barómetro de Saúde Oral, que mais uma vez traça o retrato da sociedade portuguesa no que diz respeito a hábitos de higiene, dentição, visitas ao médico dentista, perceção sobre saúde oral, oferta pública e gastos familiares. Mais pessoas sem dinheiro para ir ao médico dentista, mais pessoas sem dentes e piores hábitos de higiene oral são as principais conclusões do estudo. 

Ler mais 20 Fevereiro, 2025
Medicina dentária