VIH combate leucemia

Imagem da notícia: VIH combate leucemia

Um grupo de investigadores da Universidade da Pensilvânia desenvolveu um tratamento inovador contra a leucemia, que levou uma menina das portas da morte até à saúde perfeita.

Emma Whitehead é uma menina americana com sete anos e foi-lhe diagnosticada leucemia linfóide aguda em maio de 2010. Em abril último, Emma teve uma recaída e quase morreu.

Foi-lhe feito um tratamento que consiste na administração de uma forma inativada do vírus VIH (vírus responsável pela SIDA), para reprogramar geneticamente o sistema imunitário e destruir células cancerígenas.

Emma quase faleceu em reação ao tratamento descrito, no entanto, apenas dois meses a seguir, recuperou sem vestígios de cancro. Sete meses depois a menina continua em estado de remissão completa.

A administração do vírus VIH implica também a morte de células saudáveis, pelo que os pacientes ficam vulneráveis a infeções, necessitando de tratamentos regulares com imunoglobinas.

Especialistas preveem também a eventual aplicação deste tratamento a outros cancros, como o da mama e o da próstata.

9 Janeiro, 2013
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Petição: Dentistas exigem antecipação da idade de pensão

O Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD) lançou uma petição pública intitulada “Regime especial de antecipação da idade de pensão por velhice para os médicos dentistas”, com o objetivo de criar um enquadramento legal que permita a estes profissionais reformarem-se mais cedo.

Ler mais 19 Setembro, 2025
Atualidade

ANEM defende Ensino Superior acessível

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) reconhece como positiva a intenção de reforçar a ação social no Ensino Superior, mas alerta que esta medida “só terá impacto real se for acompanhada por políticas que impeçam o aumento dos custos de frequência do Ensino Superior e por um investimento consistente”.

Ler mais
Atualidade