Apneia do sono: um novo desafio para os dentistas

Imagem da notícia: Apneia do sono: um novo desafio para os dentistas

Estudos publicados recentemente demonstram que existe uma relação direta entre o desgaste dentário e o Síndrome de Apneia e Hipopneia do Sono (SAHS). Esta realidade acarreta aos dentistas um novo papel no dianóstico e tratamento dos casos de SAHS e dos pacientes com roncopatia crónica.

O novo sistema APNiA da BTI permite que os pacientes com apneias leves e moderadas possam ser diagnosticados e tratados nas clínicas dentárias. Este sistema é composto por um dispositivo eletrónico de diagnóstico que o paciente leva para casa de forma a poder realizar o estudo do sono; um software que permite conhecer de forma simples, fiável e totalmente automática a presença (ou não) de patologia e o seu nível de gravidade; e um dispositivo de tratamento intra-oral (uma férula personalizada que evita o encerramento da via aérea do paciente).

20 Outubro, 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade