Cirurgia rara é realizada na Austrália

Imagem da notícia: Cirurgia rara é realizada na Austrália

Na Austrália vai ser removido um dente a um homem com o objetivo de o implantar no olho, para lhe restituir a visão.

John Ings, de 71 anos, disse ao “The Huffington Post Australia” que o motivo que o levou a aceitar fazer esta operação rara foi para ver a sua neta de 18 meses crescer.

Greg Maloney é o médico especialista que fará a cirurgia denominada “osteo-odonto keratoprosthesis”, no qual se extrai o tecido dentário compatível com a córnea.

No entanto, é necessário transplantar este tecido na face, para evitar problemas futuros de rejeição da parte do organismo do paciente. Para adaptar ao olho, é necessária uma lente própria para albergar o tecido alterado. O olho é posteriormente selado com parte da face do paciente. A luz flui, posteriormente, pela lente especial.

A visão de Ings foi-se deteriorando devido a herpes simplex, que lhe afetou a córnea, quando tinha 41 anos. Por não tratar a doença devidamente, aos 56 anos não tinha as condições necessárias para voltar a trabalhar.

A cirurgia, inédita na Austrália, será realizada no próximo fim de semana.

8 Junho, 2016
Atualidade

Notícias relacionadas

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade