Guia de boas práticas exclui fio dentário

Imagem da notícia: Guia de boas práticas exclui fio dentário

O Dietary Guidelines for Americans, um organismo de recomendações para a promoção da saúde oral pelo governo americano, não incluiu a utilização diária de fio dentário no último relatório. Explicaram, em comunicado, que a efetividade do fio dentário nunca foi pesquisada, não tendo fundamentação científica.

Desde 1980 que o organismo publica guias de boas práticas e, desde 1990, abrange a norma diária da escovagem e uso de fio dentário.

Uma análise a 12 testes aleatórios publicados na The Cochrane Database of Systematic Reviews, em 2011, demarcou que a utilização de fio dentário diária é “pouco confiável” quanto à ação da prática em reduzir a placa bacteriana, após um período de um a três meses, mas também não foram encontrados estudos que comprovassem que o uso de fio dentário combinado com a escovagem prevenisse as cáries.

No entanto, há estudos que comprovam que escovagem com fluoreto ajuda a reduzir a probabilidade de cáries dentárias, mas não há provas quanto à mesma influência da parte do fio dentário.

A maioria dos dentistas concorda que o fio dentário ajuda a prevenir gengivites e, assim, possíveis periodontites, mas mesmo assim os estudos são poucos.

 

22 Agosto, 2016
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Ana Sofia Lopes concorre a bastonária da OMD

Sob o mote “Já é Tempo de dar Voz aos Médicos Dentistas”, Ana Sofia Lopes apresenta-se como “a médica dentista ideal para liderar a OMD num momento crucial para a profissão e para a saúde oral em Portugal”.

Ler mais 15 Abril, 2024
Atualidade