Guia de boas práticas exclui fio dentário

Imagem da notícia: Guia de boas práticas exclui fio dentário

O Dietary Guidelines for Americans, um organismo de recomendações para a promoção da saúde oral pelo governo americano, não incluiu a utilização diária de fio dentário no último relatório. Explicaram, em comunicado, que a efetividade do fio dentário nunca foi pesquisada, não tendo fundamentação científica.

Desde 1980 que o organismo publica guias de boas práticas e, desde 1990, abrange a norma diária da escovagem e uso de fio dentário.

Uma análise a 12 testes aleatórios publicados na The Cochrane Database of Systematic Reviews, em 2011, demarcou que a utilização de fio dentário diária é “pouco confiável” quanto à ação da prática em reduzir a placa bacteriana, após um período de um a três meses, mas também não foram encontrados estudos que comprovassem que o uso de fio dentário combinado com a escovagem prevenisse as cáries.

No entanto, há estudos que comprovam que escovagem com fluoreto ajuda a reduzir a probabilidade de cáries dentárias, mas não há provas quanto à mesma influência da parte do fio dentário.

A maioria dos dentistas concorda que o fio dentário ajuda a prevenir gengivites e, assim, possíveis periodontites, mas mesmo assim os estudos são poucos.

 

22 Agosto, 2016
Atualidade

Notícias relacionadas

ANEMD conquista prémio da FDI

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina Dentária (ANEMD) venceu a categoria de “Atividade Mais Original” do Dia Mundial da Saúde Oral 2021, um troféu atribuído pela FDI – World Dental Federation.

Ler mais 17 Setembro, 2021
AtualidadeEventos