ADSE: proposta de nova tabela contestada pela OMD

Imagem da notícia: ADSE: proposta de nova tabela contestada pela OMD

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) pede aos profissionais que ponderem acabar com o acordo com a ADSE caso se mantenha a proposta das novas tabelas de preços, que o bastonário considera “absolutamente incompatíveis com tratamentos de qualidade”.

Em declarações à agência Lusa, Orlando Monteiro da Silva afirmou que as regras e preços da ADSE para a medicina dentária devem fazer com que os médicos dentistas deixem de ter acordo com o subsistema dos funcionários públicos. “Esta nova proposta de tabela é mais do mesmo à custa dos profissionais de saúde, afetando os utentes da ADSE. Há um conjunto de situações que estão a limitar os utentes da ADSE a aceder a tratamentos de qualidade, quer ao nível das incompatibilidades entre tratamentos, quer ao nível dos preços propostos nos atos de medicina dentária”, afirmou. Orlando Monteiro da Silva afirmou que “a OMD é frontalmente adversa” a esta proposta da ADSE.

“Há muita gente insatisfeita e a posição da Ordem dos Médicos Dentistas é muito clara. A manterem-se as atuais regras devem os médicos dentistas aderentes à convenção ponderar retirarem-se desta convenção”, insistiu o bastonário. O bastonário salienta ainda que há dois anos que a OMD está a tratar deste assunto num grupo de trabalho conjunto com a ADSE, tendo chegado até a um acordo, sendo que a sua implementação foi sucessivamente adiada. “A proposta que vem vai ao arrepio do que tinha sido firmado e faz tábua rasa do que tinha sido decidido”, reforçou.

Para o bastonário, os preços praticados são incompatíveis com tratamentos de qualidade e dá exemplos: a ADSE paga por uma extração dentária cerca de 11 euros, pelo tratamento de um dente paga 17 e por uma consulta paga pouco mais de sete euros. Depois de aprovada, a nova tabela da ADSE deve entrar em vigor a 1 de março.

23 Janeiro, 2018
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

European Board in Oral Surgery marcado para junho de 2025

A European Federation of Oral Surgery (EFOS) deliberou, em assembleia geral, a realização do exame referente ao European Board in Oral Surgery (EBOS) para os dias 27 e 28 de junho de 2025, em Barcelona (Espanha). As inscrições decorrem até 26 de dezembro, revelou a OMD no seu site.

Ler mais 19 Dezembro, 2024
AtualidadeMedicina dentária

Susana Falardo Ramos reeleita presidente da EADSM

A médica dentista foi reeleita no congresso anual da European Academy of Dental Sleep Medicine (EASDM), que decorreu no passado dia 22 de novembro. Além disso, Susana Falardo Ramos foi reconhecida, pela Sociedade Espanhola de Medicina Dental do Sono, com o pin de ouro pelo trabalho desenvolvido

Ler mais 10 Dezembro, 2024
Medicina dentária

João Caramês eleito Presidente da EACim

Reconhecido pela sua vasta experiência e liderança no campo da implantologia cerâmica, o diretor da FMDUL assume a presidência com o propósito de impulsionar a excelência científica e a inovação tecnológica no setor, reforçando o papel da EACim como uma referência internacional no desenvolvimento e aplicação de implantes cerâmicos.

Ler mais 7 Novembro, 2024
Medicina dentária