Tratamento ortodôntico melhora funções de mastigação

Imagem da notícia: Tratamento ortodôntico melhora funções de mastigação

Os resultados de uma investigação realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul demonstraram que a correção das más oclusões com aparelhos fixos pode proporcionar efeitos positivos nos processos de mastigação e deglutição, reforçando que, além de funções estéticas, existem também indicações funcionais para o tratamento ortodôntico.

O estudo foi publicado no Dental Press Journal of Orthodontics, sob o título “O principal objetivo da mastigação é atingido após o tratamento ortodôntico? Um estudo longitudinal prospetivo”. O objetivo do estudo era investigar as performnaces mastigatória e de deglutição em pacientes com má oclusão, antes e após o tratamento ortodôntico, comparando-os com um grupo de controlo com oclusão normal, equiparado em idade e género.

Apesar de existirem relatos na literatura sobre os benefícios funcionais do tratamento ortodôntico, este estudo foi o primeiro a examinar, de forma longitudinal, os efeitos do tratamento com aparelhos fixos nos desempenhos de mastigação e de deglutição utilizando medidas objetivas.

29 Janeiro, 2018
Medicina dentária

Notícias relacionadas

Nasceu o Sindicato dos Médicos Dentistas Português

O Sindicato dos Médicos Dentistas Português (SMDP) é uma organização sindical representativa dos profissionais que exerçam a atividade de medicina dentária e detenham o título de médico dentista. A comissão instaladora do SMDP reuniu-se no passado dia 10 de outubro, com o objetivo de lançar as pedras basilares e aprovação dos estatutos.

Ler mais 3 Dezembro, 2020
Medicina dentária