Robôs que “substituem” médicos dentistas

Imagem da notícia: Robôs que “substituem” médicos dentistas

Há muito que a revolução tecnológica chegou à medicina dentária… e veio para ficar! Hoje, destacamos o “robô dentista”.

Já tinhamos ouvido falar de robôs aptos a realizar cirurgias… mas, agora, também dentistas? Sim, um “robô dentista” realizou com sucesso a primeira cirurgia com implantes, colocando dois dentes novos na boca de uma mulher na China. A equipa médica esteve presente durante o procedimento de uma hora, mas a cirurgia foi tratada unicamente pelo “robô dentista”.

Este equipamento foi projetado para superar a escassez de dentistas qualificados no país, bem como para reduzir os problemas causados por erros humanos. Citado pelo jornal South China Morning Post, Zhao Yimin, principal especialista em reabilitação oral do continente que trabalha no hospital em causa, este robô combina os conhecimentos dos dentistas e os benefícios da tecnologia.

30 Janeiro, 2018
Medicina dentária

Notícias relacionadas

Estudo da FMUC sobre cancro oral distinguido pela SPGH

Um estudo que explorou o potencial das biópsias líquidas no diagnóstico e na monitorização de doentes com cancro oral, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Genética Humana (SPGH) com o prémio “Melhor Comunicação Oral em Investigação Clínica”.

Ler mais 27 Novembro, 2020
Medicina dentária