PIPCO já abrangeu mais de 5 mil utentes

Imagem da notícia: PIPCO já abrangeu mais de 5 mil utentes

Desde que foi criado em 2014, o PIPCO – Programa de Intervenção Precoce do Cancro Oral já permitiu a deteção de 129 casos de lesões malignas e de 168 lesões potencialmente malignas. No total, já beneficiaram do programa 5.518 utentes.

A taxa de utilização dos cheques biópsia tem vindo a subir desde o primeiro ano do programa e atingiu os 93,3%. No ano passado e até ao final de dezembro tinham sido utilizados 920 dos 986 cheques biópsia emitidos.

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, considera que “o PIPCO veio colmatar uma grave lacuna no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e está a permitir salvar vidas, uma vez que o cancro oral tem uma das taxas de mortalidade mais elevadas. O cancro oral é tratável se for detetado precocemente, o que não acontecia até aqui, sobretudo em grupos de risco, nomeadamente fumadores”.

O número de cheques diagnóstico tem vindo a aumentar todos os anos, tendo passado de 2.402 em 2014 para 4.175 no ano passado.

6 Fevereiro, 2018
AtualidadeMedicina dentária




Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Mundo A Sorrir vence a 1ª edição do Prémio de Literatura Infantil

A Organização Não-Governamental Mundo A Sorrir foi a vencedora da 1ª edição do Prémio de Literatura Infantil, uma iniciativa promovida pela Betweien Edições, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade do Minho, cujo propósito é reconhecer e publicar contos originais com temática infantil e com uma causa social subjacente.

Ler mais 21 Setembro, 2023
Atualidade

Cristiana Palmela Pereira preside à IOFOS

Cristiana Palmela Pereira é a nova presidente da International Organization for Forensic Odonto-stomatology (IOFOS), organização na área da Medicina Dentária Forense. A médica dentista portuguesa foi eleita a 8 de setembro para o triénio 2023-2026, durante a assembleia-geral do organismo que decorreu em Dubrovnik (Croácia).

Ler mais 20 Setembro, 2023
Atualidade

EFP adverte para perigos dos cigarros eletrónicos

Advertências regulares contra a vaporização geralmente destacam apenas os danos ao coração e aos pulmões, mas não se referem à saúde oral. A EFP (Federação Europeia de Periodontia) alerta que vaporizar cigarros eletrónicos pode ser tão prejudicial para as gengivas e para a saúde oral como fumar cigarros tradicionais. 

Ler mais 19 Setembro, 2023
Medicina dentária