Pela segurança dos pacientes

Imagem da notícia: Pela segurança dos pacientes

Quais são as sanções associadas à importação e ao fornecimento de dispositivos médicos que não cumprem os requisitos legais para a prática dentária? O Governo inglês alertou, há cerca de dois anos, que a utilização de produtos não licenciados nos consultórios dentários implica o pagamento de coimas assim como a possibilidade de suspensão da cédula profissional. Em causa está, acima de tudo, a salvaguarda do bem-estar do paciente.

Sorin Mandrea, diretor da HSSP – High Speed Service Portugal, explicou-nos no entanto que esta é uma preocupação muito atual. “É fundamental saber escolher os produtos e as peças de mão para a prática dentária, pois há marcas (essencialmente as made in China e/ou compradas no eBay) que não cumprem os requisitos necessários para a proteção da saúde dos pacientes”.

O mesmo acontece, por exemplo, na Austrália. Os médicos dentistas e outros profissionais de saúde oral que não cumpram os regulamentos de importação e fornecimento de produtos dentários podem enfrentar punições de até cinco anos de prisão e/ou 550,000 dólares (cerca de 450 mil euros). As infrações incluem fornecer produtos dentários não incluídos na legislação em vigor; importar e/ou fornecer produtos dentários que não atendam aos princípios essenciais; não aplicar procedimentos de avaliação de conformidade; entre outras.

Saiba mais na próxima edição.

29 Março, 2018
Materiais e equipamentos

Notícias relacionadas

Odyssey Medica, empresa que nasce em período de pandemia

Devido à grande procura de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) durante o período de pandemia associado à Covid-19, surge a empresa Odyssey Medica, precisamente para dar resposta a esta solicitação do mercado. Joel Leal e Henrique Carvalho, que já se conheciam do setor da medicina dentária, decidiram unir-se nesta “aventura”.

Ler mais 29 Setembro, 2020
Materiais e equipamentos

Henry Schein na lista “Change the World” da FORTUNE®

A Henry Schein foi nomeada para a lista "Change the World" da revista FORTUNE®, uma classificação anual das empresas que produziram impactos sociais positivos através de atividades que fazem parte da sua estratégia de negócio principal.

Ler mais 25 Setembro, 2020
AtualidadeMateriais e equipamentos