É Dia de Santa Apolónia, a padroeira dos dentistas

Imagem da notícia: É Dia de Santa Apolónia, a padroeira dos dentistas

Celebra-se hoje, 9 de fevereiro, o Dia de Santa Apolónia, padroeira dos médicos dentistas.

Santa Apolónia viveu no tempo do Império Romano por volta do ano 249. Era o tempo do imperador Felipe (“O Árabe”), que foi derrotado pelo Imperador Décio. Este tornou-se num dos mais cruéis perseguidores dos cristãos. Apolónia era filha de um rico magistrado de Alexandria, cidade importante do Egipto, então sob o domínio do Império Romano. Apolónia teve a sua história contada pelo então Bispo de Alexandria, São Dionísio, em cartas ao Bispo Fábio de Antioquia.

Devido às grandes torturas que sofreu sem negar a sua fé, e tomada por uma coragem impressionante, passou a sofrer terríveis torturas na praça pública, diante de todo o povo, que se impressionava com tudo o que via. A santa Apolónia foram arrancados os seus dentes por pedras afiadas e a sua face partida com pancadas, tendo sido condenada a morrer queimada. Mesmo depois de todos os sofrimentos e amarrada, ela reuniu forças para mostrar a todos a sua fé inabalável e atirou-se para a fogueira onde morreria, dizendo que preferia a morte a renunciar a fé em Jesus Cristo.
Inacreditavelmente, Apolónia escapou ilesa da fogueira, fazendo com que muitos dos presentes se convertessem ao presenciar este facto. 
Acabou por ser morta com golpes de espada. Depois da sua morte, os seus dentes foram recolhidos e levados para vários mosteiros.

Esta santa foi muito popular na Idade Média como padroeira dos dentes e, consequentemente, dos médicos dentistas. Existe um dente e um pedaço da sua mandíbula no Mosteiro de Santa Apolónia em Florença, Itália. Santa Apolónia foi canonizada no ano 300. O seu culto é mais conhecido e divulgado na Europa, principalmente na Alemanha, França e Itália. 
A festa litúrgica é realizada no dia 9 de fevereiro e tornou-se padroeira da medicina dentária, dos que sofrem de dores na boca e problemas dentários.

9 Fevereiro, 2020
Medicina dentária

Notícias relacionadas

Covid-19: médicos dentistas contra novo confinamento

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Miguel Pavão, revelou no sábado que a classe "rejeita a ideia de um novo confinamento", após a sua atividade ter sido afetada pela pandemia de Covid-19, mas prometeu colaboração em qualquer outra circunstância.

Ler mais 27 Outubro, 2020
Medicina dentária

Cheques-dentista para crianças válidos até ao final do ano

A Direção-Geral da Saúde decidiu prorrogar a validade de todos os cheques-dentista relativos ao ano letivo 2019/20, ao abrigo do Programa de Saúde Oral nas Crianças e Jovens – 7, 10 e 13 anos. Assim, todos os cheques que se encontravam no estado emitido ou em curso passam a ser aceites até 31 de dezembro de 2020 (ao invés de 31 de outubro de 2020, como inicialmente previsto).

Ler mais 26 Outubro, 2020
Medicina dentária