Covid-19: Orientações da OMD para prevenir segunda vaga

Imagem da notícia: Covid-19: Orientações da OMD para prevenir segunda vaga

Portugal continental volta ao estado de contingência a 15 de setembro, uma decisão que, segundo a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, vai permitir definir as ações a implementar “em cada área para preparar o regresso às aulas e o regresso de muitos portugueses ao seu local de trabalho”.

No caso da medicina dentária, o bastonário da OMD, Miguel Pavão, lembra que, “sendo setembro um período de reinício de atividade para muitos profissionais, será de esperar o aumento da procura de cuidados de saúde e, por isso, há que preparar os desafios dos próximos meses. Ter um stock de equipamentos de proteção individual, não descurar todos os cuidados e medidas de proteção já aplicados no dia-a-dia da prática clínica, e rever todas as orientações das autoridades de saúde são fundamentais para enfrentar uma eventual segunda vaga da pandemia”.

Atualmente vigora a Orientação nº 022/2020, que foi alterada a 20 de julho, e que define os procedimentos gerais que clínicas e consultórios devem adotar, quer atuem no setor público, privado ou social. Entre eles, destaque para a disponibilização de “informação ao utente sobre a adequada etiqueta respiratória, higienização das mãos e utilização de máscara”, bem como de “máscara cirúrgica (se o utente não levar máscara própria) e solução alcoólica (SABA) à entrada”.

Saiba mais aqui.

8 Setembro, 2020
AtualidadeMedicina dentária

Notícias relacionadas

Webinar: “Medicina orofacial e oftalmologia”

É já amanhã (15 de abril), que decorre o XI Webinar gratuito, de Medicina orofacial e oftalmologia, um evento que conta com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar (APMDH) e do Núcleo de Formação e Investigação em Cirurgia, Implantologia e Reabilitação Oral.

Ler mais 14 Abril, 2021
AtualidadeEventosFormação