Proteção radiológica: OMD e APA ultimam acordo

Imagem da notícia: Proteção radiológica: OMD e APA ultimam acordo

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) estão na fase final das negociações para um acordo sobre o processo de licenciamento dos aparelhos de raios X. As negociações decorrem desde 2018, mas, para a OMD, o entendimento deve ficar fechado no final de abril.

No entender do bastonário da OMD, Miguel Pavão, a proximidade das partes para chegar a um acordo decorre de uma nova “abordagem” do novo Executivo que lidera. Para o bastonário, a OMD aplicou de forma “racional” a lei em vigor, convergindo-a para uma “adaptação à realidade”, assegurando, assim, uma “simplificação dos processos e condensação de informação”.

Em causa está a aplicação do decreto-lei nº 108/2018, que vigora desde 2 de abril de 2019 e estabelece o regime jurídico da proteção radiológica, atribuindo à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e à Inspeção-geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) a fiscalização relativa ao funcionamento e manutenção das instalações radiológicas e dos recursos humanos associados aos consultórios e clínicas de medicina dentária.

23 Março, 2021
Atualidade

Notícias relacionadas

Webinar: “Medicina orofacial e oftalmologia”

É já amanhã (15 de abril), que decorre o XI Webinar gratuito, de Medicina orofacial e oftalmologia, um evento que conta com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar (APMDH) e do Núcleo de Formação e Investigação em Cirurgia, Implantologia e Reabilitação Oral.

Ler mais 14 Abril, 2021
AtualidadeEventosFormação