A perda de dentes pode afetar a capacidade funcional nos idosos

Imagem da notícia: A perda de dentes pode afetar a capacidade funcional nos idosos

De acordo com investigadores da University College of London (UCL) e da Universidade Médica e Dentária de Tóquio, os adultos mais velhos com “dentes mais naturais, estão mais aptos a realizar tarefas quotidianas como cozinhar uma refeição, fazer uma chamada telefónica ou ir às compras.

O estudo publicado no Journal of American Geriatrics Society, analisou dados de 5.631 adultos do English Longitudinal Study of Aging (ELSA) com idades compreendidas entre os 50 e os 70 anos.

Com este estudo, a investigação incidiu sobre o efeito causal da perda dentária na capacidade de alguém para realizar atividades diárias. Depois de “considerar fatores como o estatuto socioeconómico dos participantes e a sua saúde geral deficiente”, os investigadores constataram ainda “existir uma ligação independente entre a perda de dentes e a capacidade de realizar tarefas quotidianas”.

“Sabemos de estudos anteriores que a perda de dentes está associada a uma capacidade funcional reduzida, mas este estudo é o primeiro a fornecer provas sobre o efeito causal da perda de dentes nas atividades instrumentais da vida diária (IADL) entre os adultos mais velhos em Inglaterra”, nota Georgios Tsakos, professor do Instituto de Epidemiologia e Saúde da UCL.

“Por exemplo, os adultos mais velhos com 10 dentes naturais têm 30% mais probabilidades de ter dificuldades com atividades chave da vida diária, tais como fazer compras ou trabalhar em casa ou no jardim, em comparação com aqueles com 20 dentes naturais”, refere ainda o invetsigador.

O estudo detetou que ter “mais dentes naturais está associado a atrasar o início da incapacidade e da morte e que a perda de dentes também pode dificultar as interações sociais, o que está ligado a uma pior qualidade de vida”. Indicam ainda, que a “perda de dentes pode estar associada a uma dieta mais pobre com menos nutrientes”.

Os investigadores referem que os resultados “devem ser interpretados com cautela devido à conceção complexa e que são necessários mais estudos para investigar a relação casual entre a perda dentária e a capacidade funcional”.

“O ganho de saúde resultante da retenção de dentes naturais pode não se limitar aos resultados de saúde oral, mas ter uma relevância mais ampla para promover a capacidade funcional e melhorar a qualidade de vida global”, vincam os investigadores.

1 Junho, 2021
AtualidadeMedicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

European Aligner Society elege Grécia para próximo Congresso

"O Futuro da Ortodontia Aligner" é o tema abrangente para o Congresso agendado de 22 a 24 de maio de 2025, onde alguns dos principais especialistas em Clear Aligner Orthodontics e odontologia digital vão marcar presença numa ronda que promete networking, palestras e workshops.

Ler mais 25 Novembro, 2024
Atualidade