João Neto: “É preciso convergência. Prevemos o monopólio dos grandes grupos no nosso setor”

Imagem da notícia: João Neto: “É preciso convergência. Prevemos o monopólio dos grandes grupos no nosso setor”

Na 1ªReunião Anual do Sindicato dos Médicos Dentistas, que decorreu em junho, João Neto, presidente da Assembleia Geral, falou sobre as dificuldades do setor e como o SMD pretende lutar pela “regulamentação sobre os seguros de saúde” e contra a “concertação de preços”.

Num discurso emotivo, João Neto vincou a necessidade de “varrer” com os “lobbies que se instalaram no setor”, lembrando que subsiste na medicina dentária um “proletariado precário” que cresceu na última década vítima da “falta de regulamentação laboral”.

O presidente da Assembleia Geral do SMD denunciou a concertação de preços e os falsos recibos verdes no setor, os tratamentos gratuitos incluídos nos planos de seguros, e alertando que o Plano de Reforma e Resiliência (PRR) anunciado pelo Governo, apenas tem programado investimento para equipamentos para os centros de saúde deixando de fora os médicos dentistas, perspetivando assim, que muitas cadeiras vão “ficar vazias”.

Apesar de contar com pouco mais de meio ano de atividade, o sindicato representativo dos dentistas portugueses, já encetou conversações com diversas instituições e decisores políticos no sentido de mostrar e alertar o que se passa no setor. O resultado para a OMD é convincente: “todos mostraram desconhecimento da realidade”.

“É preciso convergência. Prevemos o monopólio dos grandes grupos no nosso setor. É isso que queremos?”, enfatizou João Neto. Perante este panorama, o SMD pretende lutar pela regulamentação sobre os seguros de saúde”, contra a “concertação de preços” e que a atividade de médico-dentista seja “reconhecida como profissão de desgaste rápido”.

Leia a reportagem da reunião, na íntegra na DentalPro 159.

10 Agosto, 2021
Medicina dentáriaRevista

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Align Technology apresenta portfólio digital no SEDA

A Align esteve presente na 6ª edição do Congresso SEDA, que ocorreu por ocasião do Dia Mundial do Ortodontista, onde apresentou as suas mais recentes inovações aos médicos ortodontistas certificados Invisalign.

Ler mais 14 Outubro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária

IDS 2021: o regresso do otimismo ao setor dentário

Mais de 23 mil visitantes de 144 países percorreram os espaços da Feira Internacional de Colónia entre 22 e 25 de setembro. A IDS 2021 fica ainda marcada pelo formato híbrido com a realização da IDSconnect. A indústria espera agora um desenvolvimento positivo nos próximos meses.

Ler mais 13 Outubro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária