Mundo A Sorrir vence Prémio Maria José Nogueira Pinto
A Mundo A Sorrir foi a vencedora da 9.ª edição do prémio Maria José Nogueira Pinto com o projeto Centro de Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O.). Trata-se de uma resposta social que pretende melhorar a saúde oral das populações socioeconomicamente vulneráveis, através de uma intervenção médico-dentária e do acompanhamento psicossocial.
O Prémio atribuiu 10 mil euros ao projeto C.A.S.O., uma vez que a sua ação corresponde ao conceito “socialmente responsável na comunidade em que nos inserimos”, defendido, na sua prática diária durante a sua vida, pela Dra. Maria José Nogueira Pinto.
“É uma honra muito grande para a Mundo A Sorrir receber o Prémio Maria José Nogueira Pinto. O valor monetário atribuído vai permitir que o projeto beneficie mais pessoas, nomeadamente aquelas que face às dificuldades provocadas pela pandemia se encontram numa situação frágil, a nível social e económico, melhorando a sua autoestima, o bem-estar e a sua qualidade de vida e potenciando a sua inclusão social”, destacou Mariana Dolores, Presidente da Mundo A Sorrir.
Após 12 anos de trabalho, o Centro de Apoio à Saúde Oral conta com quatro clínicas dentárias sociais em funcionamento, nomeadamente no Porto, Braga, Lisboa e Cascais, e beneficiou mais de 8 500 pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica, realizou 106 368 tratamentos médico-dentários e 2 202 reabilitações orais.
Mariana Dolores destacou, ainda, que “este projeto apresenta um caráter inovador, na medida em que, conta com a colaboração de uma equipa multidisciplinar que realiza um acompanhamento de proximidade junto dos beneficiários, desde o momento que entram na clínica, de forma a que a intervenção dentária seja complementada com um apoio psicossocial. Mais do que médicos dentistas, psicólogos e/ou sociólogos, acreditamos que, muitas vezes, somos os amigos que as pessoas precisam para dar um novo à vida.”
Este ano, candidataram-se 80 projetos de intervenção social. O júri atribuiu também quatro menções honrosas.
16 Novembro, 2021
AtualidadeMedicina dentária