OMD apela a Ministra da Saúde para intervir no processo de licenciamento radiológico

Imagem da notícia: OMD apela a Ministra da Saúde para intervir no processo de licenciamento radiológico

A OMD acompanhou na manhã de 12 de novembro, a inauguração do consultório de saúde oral do ACES de Espinho/ Gaia, na qual esteve presente a Ministra da Saúde, Marta Temido. À margem da visita, o bastonário da Ordem entregou uma carta à Ministra, na qual apresenta propostas preparadas com “o intuito de ajudar a superar os lapsos e os atrasos de que a saúde oral continua a padecer em Portugal”, pode ler-se no site da OMD.

Na carta entregue, Miguel Pavão alerta também para uma questão que preocupa em particular os médicos dentistas, bem como as ordens dos Médicos e dos Médicos Veterinários: “as consequências práticas da aplicação do Decreto-Lei n.º 108/2018, de 3 de dezembro, que rege a proteção radiológica de clínicos e pacientes”. O responsável salienta que as três ordens têm estado a “trabalhar com o Ministério do Ambiente e a Agência Portuguesa do Ambiente para que seja possível distinguir as óbvias diferenças inerentes às diversas práticas radiológicas, permitindo uma maior flexibilidade na referida abordagem graduada e prevenindo, assim, os transtornos e embaraços que se têm verificado”.

Nesse sentido, e perante a “óbvia a necessidade de alterar a legislação em vigor de forma a ultrapassar o atual impasse”, Miguel Pavão apela à intervenção de Marta Temido neste “urgente projeto”, através da revisão de “uma lei que claramente não serve os objetivos estabelecidos pela Diretiva Comunitária 2013/56 e que, ainda mais grave, ameaça o interesse público e penaliza os profissionais e os utentes do Sistema Nacional de Saúde”.

De acordo com a OMD, a Ministra da Saúde referiu que este dossier é uma prioridade, ao qual dará especial atenção, disponibilizando-se ainda para analisar a proposta apresentada pela OMD, de criação de uma comissão de estratégia e planeamento para a Saúde Oral em Portugal, no âmbito do Ministério da Saúde.

“Os problemas e as falhas com que nos deparámos são ainda muito significativos, registando-se não apenas assimetrias entre as várias regiões e concelhos do país, mas também disparidades incompreensíveis nos métodos de gestão, coordenação, monitorização e contratação dos profissionais que trabalham nos gabinetes de Saúde Oral existentes”, avança Miguel Pavão. Pelo que, a existência de uma comissão afeta a esta área, permitirá “corrigir e recuperar as falhas e os atrasos existentes, e delinear, de uma vez por todas, uma política nacional que acautele as reais necessidades dos portugueses” nesta área da saúde.

Marta Temido frisou que a saúde oral é uma das prioridades no investimento dos cuidados de saúde primários, tendo anunciado a instalação de mais 27 unidades até ao final do ano, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). E adicionou que o reforço de médicos dentistas no SNS é uma prioridade, tratando-se de “uma área de resposta profissional recente no SNS”.

 

Créditos da Imagem: OMD

18 Novembro, 2021
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

João Caramês eleito Presidente da EACim

Reconhecido pela sua vasta experiência e liderança no campo da implantologia cerâmica, o diretor da FMDUL assume a presidência com o propósito de impulsionar a excelência científica e a inovação tecnológica no setor, reforçando o papel da EACim como uma referência internacional no desenvolvimento e aplicação de implantes cerâmicos.

Ler mais 7 Novembro, 2024
Medicina dentária

Gil Alcoforado eleito Presidente da EAO

A nomeação do atual reitor da Egas Moniz School of Health & Science para presidente da EAO - European Association for Osseointegration, aconteceu durante o último encontro realizado, entre 24 e 26 de outubro, Milão, Itália.

Ler mais 29 Outubro, 2024
Medicina dentária