Scannface e Planmeca criam ligação de futuro
Em entrevista conjunta, os responsáveis pela Scannface e Planmeca, António Morais e Sérgio Almeida, explicam o conceito de uma parceria que pretende comunicar, promover, vender e implementar soluções digitais à medida das necessidades de cada cliente. O objetivo é tirar partido da experiência e competência das soluções digitais Planmeca, bem como da competência e experiência da Scannface num nicho de mercado em crescimento acelerado.
Porque decidiu mudar a sua vida profissional? Sentiu que precisava de um novo desafio?
Sérgio Almeida: A minha formação de base é de Técnico de Equipamentos Dentários, curso que concluí na Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa em 1997. Nesse ano comecei a minha vida profissional na Dentofarma, que foi durante muitos anos líder de mercado, através de representações de reconhecida qualidade, tendo sido aí que tomei contacto pela primeira vez com a Planmeca, que comemora este ano o seu 50º aniversário. Em 2010 (já desaparecida a Dentofarma com o seu fundador, o Sr. Victor Duarte) sabíamos que os numerosos clientes da Planmeca estavam “abandonados” após o desaparecimento do mercado nacional dos seus distribuidores (Evidente, Fadente, Simaport). Foi para dar suporte aos usuários Planmeca e aos potenciais novos clientes, que fui a Helsínquia, falar na altura com o vice-presidente, o Sr. Tuomas Lokki, para um novo projeto de distribuição Planmeca, em nome da minha anterior empresa. Respondendo à pergunta – depois de dez anos a fazer o caminho das pedras – não precisava de um novo desafio, necessitava de regressar ao desafio original, de uma representação séria e consistente e centrada nas pessoas, com uma política de proximidade, que uma marca Premium como a Planmeca o exige.
A pandemia esteve de alguma forma ligada a esta mudança?
SA: Sim, na medida em que nos obrigou a parar a todos. Isso permitiu pensar no que podemos e devemos fazer e, portanto, potenciou mudanças.
Recentemente criou a Orbis-Dental, dedicada ao projeto, instalação e manutenção de clínicas dentárias e médicas. O que o motivou a criar esta nova empresa?
SA: A Orbis já existe desde 2014, como empresa prestadora de serviços e consultoria, e foi agora recentrada, para dar continuidade ao projeto inicial de gerir com qualidade os clientes Planmeca.
A par desta sua mudança profissional, estabeleceu uma parceria com a Scannface Digital Dentistry do Dr. António Morais. Em que consiste esta ligação e quais as vantagens de parte a parte?
SA: Como é sabido, e já referi acima as tecnologias digitais 2D, 3D e 4D, estão a desenvolver-se de forma exponencial. A Planmeca, provavelmente o maior e mais inovador fornecedor de soluções digitais para a saúde oral, é a primeira empresa a ter uma solução aberta, completa e integrada de alinhadores – One for all, all for one: LM – Silicone Activator e Aligner PlanSmile – Solução Completa de Alinhadores Planmeca CCA – Solução de Hardware & Software para alinhadores em consultório. Resumindo, a parceria com a Scannface tem como objetivo comunicar, promover, vender e implementar soluções digitais Planmeca, à medida das necessidades de cada cliente. Assim, todos tiramos partido da experiência e competência das soluções digitais Planmeca, como da competência e experiência da Scannface neste nicho de mercado em crescimento acelerado.
Como tem reagido a Scannface Digital Dentistry a estes tempos de pandemia?
António Morais: Vejo a situação – de copo meio cheio ou meio vazio – com muito interesse, em que a perceção da realidade e a realidade andam de candeias às avessas. Por um lado, admite-se que as tecnologias digitais permitem mudanças qualitativas e oportunidades de evolução – tratamentos mais previsíveis, resultados mais rápidos, procedimentos mais ecológicos, confortáveis, económicos e seguros – como é o caso das impressões digitais/scanners intraorais. Por outro lado, os preços destas tecnologias (embora no caso dos scanners intraorais os mais vendidos sejam os mais caros, quer na aquisição como na utilização), mas sobretudo o mind-set ou mentalidade, seja por resistência à mudança ou intimidação tecnológica, impedem a adoção dessas tecnologias.
Em que consiste a parceria com a Orbis Dental do Dr. Sérgio Almeida?
AM: Resumidamente, em articulação mútua, a Scannface como missão a construção estratégia comercial e de marketing – serviços de pré-venda, venda e pós-venda – das soluções digitais 3D & 4D Planmeca, a Orbis tem a responsabilidade da importação, montagem e garantia das referidas soluções Planmeca.
Entrevista completa na DentalPro 161.
13 Dezembro, 2021
AtualidadeEventos