Medicina dentária: Portugal tem potencial para operacionalizar o turismo de saúde
“Um setor médico de excelência e um turismo de referência conferem ao país capacidade para ter uma oferta atrativa”. Esta é uma das conclusões da sessão Na Ordem do Dia, que decorreu durante o congresso da Ordem Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), realizado em novembro passado.
De acordo com a OMD, “a dinamização deste potencial setor pode passar pela criação de pacotes turístico atrativos, que permitam aos pacientes internacionais visitar o país ao mesmo tempo que realizam tratamentos e outras terapias médico-dentárias”.
Fernando Arrobas, coordenador do grupo de trabalho da OMD Turismo em Medicina Dentária, recordou que a procura por “tratamentos médicos fora dos seus países valoriza a certificação de qualidade das clínicas, a tecnologia de ponta disponível e o currículo do médico dentista”.
Já o bastonário da OMD, Miguel Pavão, realçou o “capital humano de conhecimento e talento não pode ser desperdiçado”, lembrando “o timing ideal para criar uma estratégia e integrar a medicina dentária no plano do Governo, definido a sete anos”.
Explicou que “há muito por fazer neste ponto”, dando como exemplo o “recurso à promoção externa, nomeadamente Portugal ser visto como um país de acolhimento de tratamentos médico-dentários, de referência no turismo de saúde”. Sugeriu também que, a nível interno, “um médico dentista possa concorrer a um fundo para capacitar a equipa” e sejam promovidos programas e financiamentos que permitam criar oportunidades nesta área.
A conferência “Na Ordem do Dia”, pode ser vista na íntegra através da página da OMD.
24 Janeiro, 2022
AtualidadeEventosMedicina dentária