“Comer Bem, Sorrir Melhor” vai abranger 5 mil alunos do 1º. ciclo da CIMVDL
Em comunicado, é revelado que o projeto abrange os 22 agrupamentos escolares dos 14 municípios que integram a CIMVDL. Nele, pretende-se “avaliar a atual situação das crianças da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIMVDL) e aferir, através de um questionário adaptado às suas idades, os seus conhecimentos alimentares e de higiene oral”.
De acordo com os promotores da iniciativa, uma carrinha “devidamente equipada com médicos dentistas e nutricionistas” vai visitar as escolas básicas da CIMVDL e “fazer uma avaliação antropométrica dos alunos e da sua saúde oral”. Na carrinha seguirá também “um animador para realizar atividades lúdicas focadas na boa alimentação e nas melhores práticas de higiene oral”, lê-se no documento.
Os alunos abrangidos pelo “Comer Bem, Sorrir Melhor” serão divididos em “função de grupos de risco; baixo, médio, alto e extremo e a sua evolução traçada ao longo dos 15 meses que dura o projeto”. A organização estima que o projeto realize “10.500 mil consultas” para acompanhar os cinco mil alunos.
O objetivo é chegar “à última intervenção com 1.500 mil crianças (25% do total) a passaram de um risco alto ou extremo para um risco baixo ou moderado de desenvolver novas cáries”, que haja “uma redução da percentagem de crianças com excesso de peso” e que “aumente em pelo menos 5% o número de crianças que consome hortofrutícolas diariamente”.
O projeto é cofinanciado pelo Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego, pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Social Europeu, contando ainda com o apoio da Colgate.
28 Março, 2022
AtualidadeEventosMedicina dentária