“A fotografia profissional representará sempre um upgrade na medicina dentária”
Fotógrafo profissional no Light Up Studio, Bruno Seabra é atualmente CEO e Médico Dentista na Clínica Dentária do Marquês, em Lisboa. Docente de Imagiologia na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, o médico dentista vê o ensino da fotografia como “uma missão” e não esconde que atualmente divide a sua vida entre “dois amores”.
Como cresce a fotografia depois de já ter iniciado percurso na medicina dentária?
O meu percurso fica marcado sem dúvida pela presença ativa no Facebook. Apesar de já realizar workshops de fotografia em Medicina Dentária antes de 2013, foi a partir do momento em que criei em julho de 2013 a página profissional dedicada à fotografia, Bruno Seabra Photography, que comecei a poder partilhar publicamente as imagens que ia captando e a ter maior cuidado nas publicações que ia colocando. Alguns amigos, que iam acompanhando a minha página, pediram-me para lhes ensinar também fotografia geral. Assim, organizei em final de 2013 o primeiro WS de fotografia geral…fotografia da Vida Real como lhe costumo chamar… com o meu lema “Adere ao Lado Manual da Fotografia”.
Fomos também progressivamente tendo mais contactos para realizarmos sessões fotográficas. O engraçado é que muitos dos meus clientes são mesmo médicos dentistas! Naturalmente, já me conhecendo e seguindo o meu trabalho levou a que me contactassem nesse sentido. E tenho imensos “sobrinhos” que fotografei recém-nascidos que estão a ficar enormes! Entretanto criámos um estúdio em Almada, que passámos para Lisboa, para o Lumiar há cerca de 6 meses, o Light Up Studio que nos deram o prazer de virem visitar e até serem fotografados pela nossa lente.
Os workshops de fotografia são a ferramenta do momento para sensibilizar o setor da medicina dentária?
Sem dúvida. Os cursos de fotografia que temos preparados servem exatamente para ensinar e motivar os colegas a registarem os seus casos, cuja importância cada vez maior na nossa área é inultrapassável. Para além da sua utilização no diagnóstico, planeamento, comunicação com equipa, laboratório e claro com o paciente, a sua importância em termos médico-legais é essencial. O registo do caso inicial é imperioso para nossa proteção no caso de surgir alguma situação de conflito com o paciente.
Para além disso, aproveitando a minha formação também em fotografia, fazemos questão que todos os formandos nos nossos cursos conheçam o material que utilizam para tirarem o melhor proveito e percebam exatamente o porquê dos settings que utilizamos em medicina dentária.
“O registo do caso inicial é imperioso para nossa proteção no caso de surgir alguma situação de conflito com o paciente”
Investir em imagens profissionais é algo que a medicina dentária ainda não apostou? Como podem os profissionais da medicina dentária beneficiar do cruzamento destas áreas?
As clínicas dentárias deverão rapidamente aprender com outras áreas da comunicação a utilizar mais ferramentas de marketing e a perceberem, que para comunicarem de forma eficaz com os seus potenciais clientes e conseguirem alcançar novos mercados – para combaterem a concorrência cada vez mais forte pela proliferação de médicos dentistas e clínicas dentárias – deverão estar presentes onde o seu público-alvo está.
Se sabemos que cada vez mais pessoas fazem a sua pesquisa online, até para encontrarem a sua clínica, se sabemos que cada vez mais pessoas têm a sua presença nas redes sociais, temos também de aparecer, temos de estar presentes, de forma ativa, de forma positiva, de forma impactante e que permita transparecer a nossa personalidade e a nossa missão como médicos dentista.
Devemos transmitir os nossos valores, os nossos princípios, a nossa forma de trabalhar, a área a que nos dedicamos e a forma como os nossos pacientes se sentem ao serem tratados por nós.
Daí que a imagem tem sempre de estar associada a esta nova forma de comunicação. Uma imagem profissional permite alcançar um nível de qualidade, de estética e de detalhe que facilmente exponencia a nossa marca e o seu crescimento.
Em 2021 foi publicada a The Art Behind Dental Photography. A fotografia profissional pode trazer novas ideias de negócio ao setor da medicina dentária?
Para responder a um desafio de um amigo fotógrafo decidimos criar uma capa para uma revista e surgiu naturalmente uma revista na área da fotografia em medicina dentária. Uma revista em língua inglesa para poder beneficiar e chegar a mais colegas onde iriamos partilhar diferentes temas, experiências, inspirações, materiais, de forma a informar da melhor forma possível os colegas interessados em aprender mais fotografia, e fotografia em medicina dentária. Sem dúvida que foi um projeto que nos apaixonou, mas que tivemos de colocar em standby pela falta de apoios.
A fotografia profissional representará sempre a possibilidade de upgrade em todos os setores e áreas de negócio da medicina dentária. Desenvolvimento de produtos e novas marcas, apoio na criação de sites com fotografias originais e não de stock, apoio a imprensa escrita ou online com reportagens fotográficas, stock de imagens dedicadas e na comunicação online e offline. Mesmo no campo dos materiais e acessórios, aparecem todos os dias novos gadgets que podem ser usados e permitem melhorar a nossa fotografia no dia a dia da clínica.
Entrevista completa na DentalPro 163.
11 Abril, 2022
Entrevistas
