Entrevista a João Neto, presidente do SMD

Imagem da notícia: Entrevista a João Neto, presidente do SMD

“É nosso dever introduzir estratégias de negociação para resolver os problemas”

Nas eleições para o CGS ADSE, a lista liderada pelo Dr. João Neto teve cerca de 5 mil votos. Que balanço faz desta candidatura e o que poderia ter feito diferente para alcançar outro resultado?

O balanço é muito positivo. Consegui reunir uma equipa de excelentes profissionais beneficiários da ADSE. Formamos um grupo de pessoas muito capazes em diversas áreas, desde Médicos, Professores, Enfermeiros, Deputados, Fisioterapeutas, Economistas, Educadores de Infância, e todos juntos conseguimos alcançar este resultado notável.

A lista que encabecei era totalmente independente, representativa da força motriz e da vontade de todos, oriunda das necessidades que sentimos e do conhecimento de que são necessárias ações reformistas na ADSE. Aliás, foi a primeira vez que um médico ou médico dentista foi eleito para o CGS da ADSE, IP.  Comparando os recursos disponíveis, e sendo esta a primeira investida, seria muitíssimo difícil fazer melhor, aliás senti no pós-eleições um reconhecimento e sensação de surpresa por parte dos vários candidatos envolvidos.

O Conselho Geral e de Supervisão da ADSE e a eleição dos respectivos membros que representam os beneficiários, faz-se por sufrágio universal e direto e o resultado obtido não foi fácil de alcançar, até porque foram as ações de esclarecimento e iniciativas no terreno junto de todos os beneficiários que permitiu que o mesmo fosse conquistado.

Foi eleito para o referido CGS da ADSE. Que papel pode ter agora neste órgão?

Como membro terei a oportunidade de representar os beneficiários e obterei conhecimento interno das reclamações e queixas apresentadas pelos próprios, assim como poderei contribuir e participar no parecer sobre os objetivos, planos de atividades, orçamento, sustentabilidade e regulamentos internos da ADSE. Paralelamente ao desempenho desta função não é despicienda a ponderosa importância que tem para qualquer classe profissional fazer-se representar nas mais diversas instituições com relevo para a saúde. A Medicina Dentária não é diferente das demais.

Nunca considerei ser enigmática a origem da desinformação existente na nossa sociedade sobre a profissão de Médico Dentista, as suas competências e os seus problemas. Faz falta a exposição digna em cargos de relevo onde as possamos revelar e defender.

O SMD apresenta agora um novo site. Fale-nos um pouco sobre as mais-valias para os associados desta renovada plataforma…

Sinto que o trabalho desenvolvido pelo SMD em prol da defesa dos direitos dos Médicos Dentistas tem despertado uma enorme admiração e união da classe. Tivemos um aumento exponencial do número de associados e para isso seria vital criar um site à altura das necessidades dos associados, incluindo novas ferramentas.  É normal que queiramos sempre melhorar e evoluir e é nesse sentido que surgiu esta nova plataforma mais intuitiva e informativa.

O novo site permite a inscrição direta no Sindicato, fornece conhecimento sobre todos os protocolos e parcerias, dá acesso a todas as notícias e ações do SMD, está dividido por departamentos e áreas onde cada associado pode colocar as suas dúvidas diretamente, permite obter informação sobre todas as formações homologadas, nomeadamente datas das edições futuras e como se inscrever, assim como os contactos e horário de funcionamento. Brevemente irá ter na área restrita a associados informações mais específicas e documentação.

Olhando para os objetivos do SMD, em que perspetiva se encontra a parceria com ANEMEDE?  

Antes de mais cumpre-me esclarecer que o SMD não tem uma parceria com a ANEMEDE, tem sim um protocolo de colaboração institucional em que cada um desempenha papéis muito bem definidos e distintos. Na prossecução da sua missão estatutária entendemos ser imprescindível a boa relação e colaboração com qualquer instituição privada ou pública que, de alguma forma, se possa relacionar com a nossa atividade. Obviamente que a ANEMEDE não foge à regra.

A nossa atuação tem-se pautado pela elucidação, cooperação, reivindicação e negociação sempre em proteção dos Médicos Dentistas, com o objetivo de contribuir para alargar o leque de opções de carreira ao dispor dos profissionais de medicina dentária membros do SMD apoiando em particular a empregabilidade dos mesmos no seio do mercado de trabalho. Entendemos ser importante este protocolo, pois manterá uma linha de diálogo com os empregadores do sector permitindo oportunidades de melhoria das respetivas condições de exercício profissional.

A nossa classe enfrenta vários desafios com idiossincrasias particulares, como os atropelos pela dignidade e autonomia profissional, direitos de trabalho (remuneratórios, subsídios, férias, etc.…), cartelização da Medicina Dentária por grandes grupos de saúde em prejuízo dos profissionais Médicos Dentistas, entre outros. Não devemos virar costas aos obstáculos. É nosso dever usar todos os meios ao nosso dispor para com uma acirrada lisura introduzir estratégias de negociação para resolver os problemas que todos sentimos.

9 Março, 2023
Destaque

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Fernando Duarte eleito Presidente da SPCO

A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Oral (SPCO) elegeu os seus Corpos Sociais para o triénio 2024-2026, com o Especialista em Cirurgia Oral pela Ordem dos Médicos Dentistas, a assumir a presidência nos próximos três anos.

Ler mais 22 Março, 2024
Destaque

SMD leva ao MCTES preocupações dos médicos dentistas

A delegação do Sindicato dos Médicos Dentistas, liderada por João Neto, apresentou à tutela “o Estado da Classe”, nomeadamente, “as causas que levaram à desvalorização do Médico Dentista”, num encontro que teve lugar a 9 de fevereiro de 2024 e que decorreu no seguimento de um périplo de reuniões com a A3ES.

Ler mais 12 Fevereiro, 2024
Destaque