Fumar durante a gravidez está associado à ansiedade dentária
Num novo estudo, investigadores finlandeses descobriram que pessoas que fumam durante a gravidez, especialmente as mães, apresentam níveis mais elevados de ansiedade dentária do que as não fumadoras.
A ansiedade dentária tem implicações no tratamento dentário, já que os pacientes podem atrasar a ida à consulta, o que afeta negativamente a saúde oral e a qualidade de vida. As causas associadas a este medo incluem fatores exógenos e endógenos e o consumo de tabaco ou produtos derivados foi associado a uma elevada ansiedade dentária. Uma vez que muitos futuros pais param de fumar durante a gravidez, alguns permanecem não fumantes e alguns voltam a fumar após o parto, estudar essa população permite examinar as mudanças concomitantes no tabagismo e na ansiedade dentária.
Com o objetivo de estudar se as alterações no tabagismo e a ansiedade dentária têm uma correlação direta, os investigadores utilizaram o estudo FinnBrain Birth Cohort Study, com dados dos pais desde o início da gravidez. Controlaram as alterações no consumo de tabaco e a ansiedade dentária durante e depois da gravidez e investigaram as mudanças nos índices de ansiedade dentária em não fumadoras estáveis, fumadoras flutuantes e fumadoras estáveis nas semanas de gestação 14 e 34 e aos três meses pós-parto.
Descobriu-se que as mães que fumavam durante toda gravidez tinham níveis mais elevados de ansiedade dentária do que as que não fumavam ou o faziam apenas periodicamente. A mesma tendência observou-se nos pais. Também os fumadores periódicos revelaram mais ansiedade dentária do que aqueles que não fumaram. Estas descobertas são relevantes para os médicos dentistas que tratam futuros pais fumadores.
As taxas de ansiedade dentária em adultos a nível mundial ainda não foram largamente contabilizadas, mas os investigadores deste estudo citaram um trabalho que mostra que até metade dos adultos na Finlândia lutam contra a ansiedade dentária.
O estudo em questão intitula-se “Concurrent changes in dental anxiety and smoking in parents of the FinnBrain Birth Cohort Study” e foi publicado a 4 de janeiro de 2023 na revista European Journal of Oral Sciences.
Pode consultar o artigo em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36599651/
Imagem de วัฒนา ลอยมา por Pixabay
20 Abril, 2023
Investigação
