“Nesta área ou em qualquer área médica a investigação é primordial!”

Quem o diz é Susana Falardo Ramos vice-presidente do comité científico da academia norte-americana American Academy of Dental Sleep Medicine (AADSM). A médica dentista refere em entrevista que na medicina dentária do sono “é fundamental investigar a eficácia e eficiência das terapias aplicadas”.
Como se encontra a medicina dentária do sono em Portugal? Que avanços têm sido feitos?
A medicina dentária do sono em Portugal está a dar os primeiros passos, mas devidamente integrada em equipas multidisciplinares. A Ordem dos Médicos Dentistas já reconheceu a medicina dentária do sono, entre outras, como competência setorial à semelhança da Ordem dos Médicos e, neste momento, elabora as condições gerais e específicas de acesso às diferentes competências.
Qual a importância da investigação nesta área da medicina dentária?
Nesta área ou em qualquer área médica a investigação é primordial! A medicina do sono, pelas mais distintas vertentes, tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, das famílias e o bem-estar de toda uma comunidade. O controlo ou eliminação das mais diversas comorbilidades está largamente direcionada com as mais diversas técnicas terapêuticas e, como tal, é fundamental investigar a eficácia e eficiência das terapias aplicadas.
Leia a entrevista na íntegra na revista DentalPro 171.
7 Agosto, 2023
Entrevistas