Hospital de Santa Maria – Porto tem nova UDLO

Imagem da notícia: Hospital de Santa Maria – Porto tem nova UDLO

O Hospital de Santa Maria no Porto dispõe de uma nova unidade de diagnóstico de lesões orais (UDLO). Esta unidade é constituída por uma equipa funcional integrada de identificação e de classificação de lesões da boca, com particular foco no reconhecimento e no estadiamento do cancro oral.

Esta nova unidade é coordenada por Tiago Fonseca, médico estomatologista, com o apoio de profissionais de várias áreas do conhecimento e de um grupo de enfermagem dedicado.

Através da implementação de um protocolo articulado entre as especialidades de Estomatologia, Anatomia Patológica, Imagiologia e Medicina Dentária, a UDLO do Hospital de Santa Maria – Porto permite um diagnóstico célere de qualquer lesão mucosa ou óssea da boca, nomeadamente de lesões orais com suspeita de malignidade ou potencialmente malignas e, no caso de confirmação de cancro oral, a  consulta nesta unidade possibilita a rápida verificação da extensão da doença (loco-regional e à distância) e a ágil recuperação da saúde oral (prévia aos tratamentos subsequentes).

“Na Unidade de Diagnóstico de Lesões Orais a biopsia de uma lesão oral pode ser realizada no próprio dia da (primeira) consulta. A partir daí, o resultado da análise anatomo-patológica consegue ser disponibilizado até quatro dias, em média, e, nas situações em que houver necessidade de estudo imagiológico, essa mesma avaliação consegue ser feita nos três dias seguintes. Assim, nos casos de cancro oral, a meta é que o conjunto do diagnóstico, do estadiamento e do encaminhamento para uma avaliação multidisciplinar estejam concluídos até 10 dias”, pode ler-se em notícia no site do hospital.

A UDLO do Hospital de Santa Maria – Porto possibilita também o tratamento médico (farmacológico) ou cirúrgico (operatório) de entidades benignas, bem como a intervenção em casos malignos simples. Existe, igualmente, a hipótese de disponibilização de acompanhamento nutricional e psicológico e de orientação na higiene oral e na cessação tabágica.

 

13 Setembro, 2023
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Resultados das Eleições para os Colégios de Especialidade da OMD

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) divulgou os resultados das eleições para os Colégios de Especialidade de Cirurgia Oral, Odontopediatria, Ortodontia e Periodontologia, realizadas entre os dias 30 de abril e 2 de maio de 2025. Em todas as especialidades, foram eleitas listas únicas candidatas às respetivas direções.

Ler mais 5 Maio, 2025
Atualidade

OMD desenvolve protocolo de cooperação com ANMP

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) vão colaborar no desenvolvimento de um protocolo de cooperação no âmbito da saúde oral. O acordo prevê a promoção da literacia, o mapeamento dos níveis de saúde oral nos municípios e a cooperação em ações de integração da medicina dentária nos planos de saúde municipais.

Ler mais 24 Abril, 2025
Atualidade