“A Cidade Digital é um marco diferenciador”

Imagem da notícia: “A Cidade Digital é um marco diferenciador”

No contexto do plano de ação para a educação digital promovido pela Comissão Europeia, a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) obteve a adjudicação do projeto Cidade Digital. O médico dentista João Caramês, diretor da instituição, declarou à DentalPro que o objetivo é “ampliar de forma significativa a exposição dos alunos do pré e pós-graduado a protocolos, instrumental e software para o diagnóstico, planeamento e execução da reabilitação oral pela via digital, cumprindo uma curva de aprendizagem cada vez mais necessária no exercício presente e futuro da profissão”. E é aqui que entra a parceria com a empresa Upcera, cujo protocolo foi assinado em abril.  

Em que consiste o protocolo estabelecido entre a FMDUL e a Upcera? 

No âmbito do projeto Cidade Digital, a empresa Upcera será um dos vários parceiros que irá colaborar com a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) nos próximos anos. Destacaria, acima de tudo, o hub da Cidade Digital como o fator verdadeiramente inovador e diferenciador no panorama do ensino da medicina dentária a nível nacional e internacional. A criação deste projeto em saúde oral parece-me singular e um marco diferenciador para a Universidade de Lisboa, gerando mais valias que perspetivamos irem muito além do ensino implementado. Neste projeto, pretende-se ampliar de forma significativa a exposição dos alunos do pré e pós-graduado a protocolos, instrumental e software para o diagnóstico, planeamento e execução da reabilitação oral pela via digital cumprindo uma curva de aprendizagem cada vez mais necessária no exercício presente e futuro da profissão. Tal irá acontecer em formação contínua pós-graduada, mas também pré-graduada, considerando não apenas medicina dentária, mas também os cursos em higiene oral e prótese dentária. 

De que forma a instalação patrocinada pela Upcera irá contribuir para a melhoria da formação dos alunos? 

Como referi, a parceria estabelecida com a empresa Upcera é apenas um dos vários complementos que contribui para ampliar os meios deste projeto. Um dos objetivos presentes da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa é consolidar a estratégia de transição curricular pré e pós-graduada para a vertente digital. Tal só é possível pela modernização dos espaços clínicos da FMDUL e a chegada em número considerável de ferramentas para o treino clínico dos alunos. Considerando o elevado investimento associado ao custo destes equipamentos, a existência deste tipo de parcerias permite-nos mais rapidamente conseguir estes objetivos. 

Entrevista completa na DentalPro 173. 

13 Outubro, 2023
Entrevistas

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

“Espero que consigamos impactar mais vidas”

Cristina Palma, médica dentista e fundadora da CPEducation (CPE) foi recentemente apresentada como gestora da Malo Clinic Education (MCE). Em conversa com a DentalPro revela que abraça este desafio com “muito orgulho, prazer e vontade”, esperando “chegar a mais gente” e “impactar mais vidas”. 

Ler mais 18 Março, 2025
Entrevistas

Rodrigo Cavaco em entrevista

O médico dentista revela que “a ZEISS é o parceiro estratégico ideal com a qualidade que aporta aos seus equipamentos, assim como o serviço de pós-venda”.

Ler mais 10 Janeiro, 2025
Entrevistas