“Na Utrade não nos limitamos a vender”

No mercado desde 2008, a Utrade – Unidades de Tratamento Dentário, propõe-se a “ajudar a concretizar os sonhos” dos clientes. António Sousa, CEO da empresa, abriu-nos as portas de “casa” e contou-nos a história da Utrade, cujo sucesso assenta na confiança e qualidade dos produtos: “Hoje podemos afirmar que a Utrade representa e distribui as melhores marcas de dispositivos médicos, que garantem qualidade e durabilidade”, refere.
Como e quando nasceu a Utrade? Qual é a vossa história?
A Utrade nasceu da minha amizade com Antoni Carles, um dos melhores fabricantes de unidades dentárias da Europa. Na altura importava dar continuidade à distribuição da marca Ancar no território nacional e foi nesse contexto que em 2008 fundei a Utrade, cujo nome está precisamente associado a unidades de tratamento dentário. São 15 anos de história da empresa, mas a verdade é que já sou sénior na ligação ao mercado dentário, que iniciei no “longínquo” ano de 1978. Estes 45 anos permitiram-me viver grandes momentos na medicina dentária e também muitas deceções, mas acima de tudo criar laços de amizade com a maior parte dos clientes. Por esse motivo utilizamos na Utrade uma frase inspiradora que traduz o sentimento generalizado de todos os colaboradores: “tudo é uma questão de confiança!”
Quais são os vossos principais valores?
A confiança que todos os dias tentamos estabelecer com os nossos clientes. Sabemos que o mercado é altamente concorrencial, mas também sabemos que o barómetro que mede a pressão, neste caso comercial, não é só financeiro. Não podemos ir pelo preço, mas sim pela qualidade dos produtos que vendemos e pelos serviços que prestamos. Hoje em dia interessa o posicionamento de mercado. Existe o oito e o 80, como se diz na gíria, mas o importante é conseguires estabelecer um paralelismo entre qualidade, preço e serviço. É isso que nos propomos fazer desde sempre na Utrade.
Como descrevem o mercado português da medicina dentária?
O mercado português da medicina dentária é altamente concorrencial, mas se trabalharmos com honestidade e foco no cliente a nossa estrada terá menos curvas e o futuro será favorável. Na Utrade não nos limitamos a vender. Fazemos o acompanhamento permanente ao nosso cliente, com serviços que ele necessita e, por isso, a venda de hoje normalmente reverte para nova venda de amanhã.
Leia a entrevista completa na DentalPro 174.
2 Janeiro, 2024
Entrevistas