Medicina e Oncologia Oral e Maxilo-Facial na FMUP

Imagem da notícia: Medicina e Oncologia Oral e Maxilo-Facial na FMUP

O Curso de Especialização em Medicina e Oncologia Oral e Maxilo-Facial, oferecido pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, destina-se a formar “profissionais altamente qualificados e diferenciados, capazes de integrar e/ou liderar equipas multidisciplinares com responsabilidade no tratamento das diferentes patologias da complexa região oro-maxilo-facial”.

Pretende-se, desta forma, “valorizar e aprofundar o conhecimento médico essencial para o diagnóstico integral e o tratamento multidisciplinar das patologias orais e maxilo-faciais, não limitadas às doenças dentárias”. Com 42 ECTS, o curso vai dispor de um corpo docente constituído por docentes e investigadores da Faculdade de Medicina e do Laboratório Associado RISE, bem como profissionais de renome dos principais centros académicos clínicos do Norte do país (ex: Hospital de São João e IPO-Porto) e dos Estados Unidos e Europa. Pretende-se com estas colaborações “enriquecer o curso com perspectivas globais e práticas avançadas em Medicina Oral”.

A formação será conduzida em regime presencial, devendo os candidatos ter o grau de mestres (ou grau equivalente) em Medicina ou Medicina Dentária, sendo a seleção baseada em mérito acadêmico e profissional. Este curso surge alinhado com iniciativas europeias como o Europe’s Beating Cancer Plan e projetos de colaboração internacional com países de língua portuguesa, tendo como objectivos formativos:

– Adquirir conhecimento aprofundado das correlações entre patologia sistémica e patologia oral e maxilofacial, designadamente no que concerne às doenças autoimunes;
– Adquirir conhecimento aprofundado das patologias mais frequentes na região Oro-Maxilo-Facial;
– Dominar as metodologias anátomo-patológicas clássicas usadas no estabelecimento do diagnóstico;
– Adquirir conhecimentos visando a aplicação de técnicas moleculares de diagnóstico diferencial;
– Compreender o enquadramento do diagnóstico e tratamento da patologia oral num contexto lato de multidisciplinaridade entre diferentes especialidades médicas.
– Adquirir de competências em tratamento de suporte e cuidados paliativos em Cancro da Cabeça e Pescoço
– Compreender o enquadramento ético dos processos de tratamento das patologias oncológicas e não oncológicas da região Oro-Maxilo-Facial

Ao concluir esta especialização, os profissionais “estarão capacitados para a integração multidisciplinar no tratamento de patologias complexas, sendo capazes de promover melhores práticas clínicas e enfrentar os desafios modernos na Medicina Oral e Maxilo-Facial”.

Mais informações em medcids.med.up.pt e sigarra.up.pt/fmup.

Imagem: FMUP

 

14 Maio, 2024
Formação

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas