Instaurada ação de contencioso eleitoral contra OMD

Imagem da notícia: Instaurada ação de contencioso eleitoral contra OMD

A médica dentista Ana Sofia Lopes, na qualidade de cabeça de lista da candidatura a bastonário e outros órgãos sociais às eleições da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), instaurou, ao abrigo da Lei, na passada sexta-feira, no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, uma ação administrativa de contencioso eleitoral contra a OMD, face aos atos e decisões da Comissão Eleitoral e do Conselho Deontológico e de Disciplina que impediram a aceitação da referida candidatura às eleições marcadas para o próximo mês de junho.

Esta ação, devidamente fundamentada e acompanhada das peças processuais a que a candidata conseguiu ter acesso, tem como pretensão principal a anulação e repetição de todo o processo eleitoral com fundamento em invalidades próprias, face a violações reiteradas da integridade do processo eleitoral, nomeadamente do disposto no Regulamento Eleitoral, nos Estatutos da Ordem de Médicos Dentistas, no Código de Procedimento Administrativo. Paralelamente, caso o Tribunal não anule todo o processo eleitoral, mas porque a Comissão Eleitoral usou dois pesos e duas medidas na apreciação das candidaturas, a ação agora instaurada aponta para uma segunda possibilidade: a de a lista encabeçada por Ana Sofia Lopes ser admitida e o ato eleitoral ser prorrogado para novas datas, de modo a permitir que todas as candidaturas disponham do mesmo espaço temporal para a realização de ações de campanha.

Em comunicado remetido à redação, pode ler-se: “Na expectativa de que todo este processo seja célere, e certos de que o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto aplicará intransigentemente a Lei, a candidatura encabeçada por Ana Sofia Lopes, abster-se-á, por princípio, de fazer mais comentários enquanto decorrer a análise e apreciação por parte do Tribunal e dos Meritíssimos Juízes”.

29 Maio, 2024
Destaque

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Dental/NEXT, o evento da medicina dentária

A revista DentalPro promove um novo evento dedicado exclusivamente a médicos dentistas e empresas fornecedoras do setor dentário: Dental/NEXT. O encontro está marcado para 13 de setembro de 2024, no Centro de Cultura e Congressos – Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, situado no Porto. 

Ler mais 23 Julho, 2024
DestaqueEventos

SMD reúne-se com a Multicare, SA Seguros de Saúde

Da reunião fizeram parte diversos assuntos, nomeadamente, a enfatização por parte do SMD da “importância do contributo dos prestadores aquando das atualizações das suas Tabelas”, com o sindicato a “exigir estar presente nesse processo como representante dos pequenos prestadores”.

Ler mais 19 Abril, 2024
Destaque