SMD em reunião no Ministério da Saúde
No passado dia 21 de junho, decorreu a primeira reunião institucional do Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD), no Ministério da Saúde, com o atual executivo. Neste encontro foram debatidos vários assuntos relacionados com as atuais reivindicações da classe e suas implicações na atividade profissional.
Durante a reunião, o SMD demonstrou “indignação com a atual saúde oral dos portugueses, salientando a relevância de uma boa saúde oral para a saúde geral do indivíduo. Temos dos piores indicadores de saúde oral dos países da União Europeia e somos o terceiro país da OCDE onde o cidadão tem maior dificuldade de acesso aos cuidados de saúde oral. Considerando que há excesso de médicos dentistas em Portugal, esta situação torna-se ainda mais incompreensível”, revela o SMD em comunicado.
O Sindicato reforçou a importância de haver um Plano de Saúde Oral em Portugal, com regulamentação e denunciou diversas situações, nomeadamente os casos de Gabinetes de Saúde Oral instalados com o apoio do PRR sem médicos dentistas e outros sem condições mínimas para a prática segura da medicina dentária.
Além disso, “o SMD exigiu a criação imediata da carreira especial do médico dentista permitindo a verdadeira integração no SNS. Os colegas que exercem a sua atividade na função pública são mal remunerados, estão ilegais e não têm boas condições laborais.
Foi abordada a necessidade da reformulação do cheque dentista que, neste momento, já não serve o utente nem o médico dentista. O SMD afirmou que é uma exploração encapotada do Estado sobre a classe. Estes milhões de euros poderão ser canalizados para investimento noutras propostas apresentadas pelo SMD”, reforçam.
Outro dos temas abordados na reunião foi a alteração da publicidade em saúde, sendo entregue um dossier com reivindicações e propostas: “De notar a proposta apresentada para a criação de um programa de saúde oral com a integração das 6,5 mil unidades privadas de medicina dentária nos cuidados básicos e a contratação hospitalar de médicos dentistas para consultas de urgência”.
Por fim, o Sindicato mostrou “disponibilidade para colaborar” e após a análise das propostas apresentadas será agendada outra reunião.
27 Junho, 2024
Atualidade