SMD em reunião no Ministério da Saúde

Imagem da notícia: SMD em reunião no Ministério da Saúde

No passado dia 21 de junho, decorreu a primeira reunião institucional do Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD), no Ministério da Saúde, com o atual executivo. Neste encontro foram debatidos vários assuntos relacionados com as atuais reivindicações da classe e suas implicações na atividade profissional.

Durante a reunião, o SMD demonstrou “indignação com a atual saúde oral dos portugueses, salientando a relevância de uma boa saúde oral para a saúde geral do indivíduo. Temos dos piores indicadores de saúde oral dos países da União Europeia e somos o terceiro país da OCDE onde o cidadão tem maior dificuldade de acesso aos cuidados de saúde oral. Considerando que há excesso de médicos dentistas em Portugal, esta situação torna-se ainda mais incompreensível”, revela o SMD em comunicado.

O Sindicato reforçou a importância de haver um Plano de Saúde Oral em Portugal, com regulamentação e denunciou diversas situações, nomeadamente os casos de Gabinetes de Saúde Oral instalados com o apoio do PRR sem médicos dentistas e outros sem condições mínimas para a prática segura da medicina dentária.

Além disso, “o SMD exigiu a criação imediata da carreira especial do médico dentista permitindo a verdadeira integração no SNS. Os colegas que exercem a sua atividade na função pública são mal remunerados, estão ilegais e não têm boas condições laborais.

Foi abordada a necessidade da reformulação do cheque dentista que, neste momento, já não serve o utente nem o médico dentista. O SMD afirmou que é uma exploração encapotada do Estado sobre a classe. Estes milhões de euros poderão ser canalizados para investimento noutras propostas apresentadas pelo SMD”, reforçam.

Outro dos temas abordados na reunião foi a alteração da publicidade em saúde, sendo entregue um dossier com reivindicações e propostas: “De notar a proposta apresentada para a criação de um programa de saúde oral com a integração das 6,5 mil unidades privadas de medicina dentária nos cuidados básicos e a contratação hospitalar de médicos dentistas para consultas de urgência”.

Por fim, o Sindicato mostrou “disponibilidade para colaborar” e após a análise  das propostas apresentadas será agendada outra reunião.

 

27 Junho, 2024
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Miguel Pavão sublinha carências no SNS

Em entrevista ao Jornal Público, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas considera que é "um desperdício do erário público haver 32 consultórios dentários parados”, reafirmando que "as carências no SNS não se devem à falta de médicos dentistas", considerando que "a criação da carreira é essencial para fixar estes profissionais no setor público".

Ler mais 6 Setembro, 2024
Atualidade

Falecimento do médico dentista Fernando Morais Branco

Fernando Morais Branco, que era casado com a médica dentista Isabel Branco, concluiu a licenciatura em medicina dentária em 1979 e em 1988 tornou-se o primeiro doutorado nesta área em Portugal. O funeral realizou-se no passado sábado, 31 de agosto, na Igreja de Mafamude, em Vila Nova de Gaia.

Ler mais 3 Setembro, 2024
Atualidade