Serviço Odontopediátrico de Lisboa da Santa Casa celebra cinco anos

Imagem da notícia: Serviço Odontopediátrico de Lisboa da Santa Casa celebra cinco anos

O Serviço Odontopediátrico de Lisboa (SOL) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa celebrou a semana passada cinco anos, tendo já realizado mais de 141 mil consultas gratuitas a crianças e jovens de 71 nacionalidades e colocou ainda 2.430 aparelhos ortodônticos.

Criado em 2019 pela Santa Casa, enquanto resposta complementar ao SNS, o SOL tem atualmente 19.553 utentes e é um equipamento inédito em Portugal que presta cuidados de saúde oral, isentos de custo para as famílias, a todas as crianças e jovens até aos 18 anos que residam no Concelho de Lisboa, independentemente da sua condição socioeconómica ou nacionalidade. Um dos seus grandes objetivos é melhorar os índices de saúde oral de bebés, crianças e adolescentes de Lisboa, através de consultas que se dividem entre ortodontia, endodontia, cirurgia oral, dentisteria e higiene oral.

O SOL tem ainda uma componente de investigação, produzindo novos conhecimentos e abordagens científicas no âmbito da saúde oral. Até ao momento, trabalhou em 40 projetos de investigação, destacando-se o “Prevalence of Sleep Bruxism Reported by Parents/Caregivers in a Portuguese Pediatric Dentistry Service: A Retrospective Study”, publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health em 2022, e o livro “Cadernos Técnicos: Saúde Oral Infantil”, que junta vários artigos dos vários clínicos do Serviço.

Imagem de MARCIO GUIMARAES por Pixabay

26 Agosto, 2024
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

OMD leva às autoridades campanha da Hey Doc e Pingo Doce

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) reportou à Autoridade da Concorrência (AdC), Direção-Geral do Consumidor (DGC), Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) uma campanha promocional das clínicas de medicina dentária Hey Doc juntamente com o retalhista Pingo Doce.

Ler mais 28 Outubro, 2025
Atualidade