A Tecnologia da Superfície SOI

Imagem da notícia: A Tecnologia da Superfície SOI

Durante décadas, os investigadores têm procurado aumentar a fiabilidade e a velocidade da osteointegração de implantes através de inovações no design e nas características da superfície dos implantes. Nessa mesma linha de investigação, a Osstem Implant desenvolveu o tratamento de superfície de próxima geração SOI (Super Osseointegration). Este tratamento, aplicado à superfície do implante submetida a jateamento e ataque ácido, acelera a cicatrização, melhora a regeneração óssea inicial e reduz o tempo necessário para a carga do implante.

O implante TSIII SOI é um avanço revolucionário no campo da implantologia dentária, destacando-se pela sua capacidade inédita de coagulação sanguínea e excelentes características de osteointegração. Estes novos desenvolvimentos em termos de biocompatibilidade proporcionam uma experiência significativamente melhorada para o paciente e suportam a restauração estética e funcional. 

Há quase uma década, os investigadores da Osstem desenvolveram a tecnologia pioneira SOI, um tratamento de superfície que melhora substancialmente a osteointegração. Este tratamento SOI impede a formação de biofilme e forma rapidamente coágulos sanguíneos na superfície do implante, ativando uma rede de fibrina, resultando numa maior fixação óssea em comparação com outros tratamentos de superfície de implantes. 

Estas características avançadas são alcançadas através da utilização de UV e do agente regulador HEPES no tratamento da superfície dos implantes TSIII SOI durante a sua produção. O tratamento com UV modifica as características físico-químicas do titânio, melhorando a atividade biológica dos implantes ao remover hidrocarbonetos depositados e restaurar a hidrofilicidade da superfície, além de estabilizar o pH fisiológico neutro, o que inibe a ação dos osteoclastos e favorece os osteoblastos. 

Em conjunto, os tratamentos com UV e HEPES produzem um revestimento super-hidrofílico que acelera o processo de osteointegração e cicatrização. 

Desde o lançamento da superfície SOI em 2021, esta tem sido amplamente adotada por médicos dentistas na Europa, reduzindo o período de osteointegração dos implantes de um máximo de seis meses para apenas dois meses. 

 

9 Dezembro, 2024
Equipamentos

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.