FDI aprova 9 declarações para futuro da medicina dentária
A Federação Dentária Internacional (FDI) aprovou nove declarações políticas em matéria de saúde oral durante a sua assembleia-geral, que decorreu em Xangai (China), no âmbito do congresso mundial de medicina dentária, realizado de 9 a 12 de setembro.
A Ordem dos Médicos Dentistas teve uma participação ativa neste processo, com particular destaque para os contributos apresentados relativamente às declarações sobre Registos Eletrónicos de Saúde, Flúor Tópico e Normas ISO, que foram incluídas na versão final dos documentos.
Em Xangai, a OMD esteve representada institucionalmente pelo bastonário, Miguel Pavão, pela vice-presidente do Conselho Diretivo (CD), Maria João Ponces, e pelo vogal do CD, António Cabral. A delegação portuguesa marcou presença nos trabalhos, reforçando o seu papel na defesa e na promoção da saúde oral e da profissão.
Para além destas matérias, a FDI aprovou ainda outras declarações estratégicas:
- Fluoreto de Diamina de Prata
- Especialização em Medicina Dentária
- Medicina Dentária Digital
- Noma
- Publicidade em Medicina Dentária
- Supervisão em Medicina Dentária
Durante o evento, Miguel Pavão reuniu-se com o presidente do Consejo General de Dentistas de España, Óscar Castro Reino, com o objetivo de consolidar a aliança ibérica entre as duas instituições perante os desafios comuns em matéria de saúde oral.
Recorde-se que a OMD e o Consejo General de Dentistas de España assinaram, em 2023, a Declaração do Porto, um protocolo que estabelece como metas a melhoria do acesso da população à saúde oral e o posicionamento dos desafios ibéricos no contexto europeu.
16 Setembro, 2025
Destaque
