ANEM defende Ensino Superior acessível

Imagem da notícia: ANEM defende Ensino Superior acessível

A ANEM considera ainda que “esse reforço deverá ter em atenção os diferentes encargos inerentes a cada área de estudo, bem como ter em conta as especificidades regionais nos custos de vida”. No caso particular do curso de Medicina, ainda que não exclusivamente, destacam-se “encargos adicionais que pesam significativamente no orçamento dos estudantes, nomeadamente despesas com deslocação, alojamento e alimentação nos locais de estágio fora da cidade-sede da Escola Médica, e custos com material essencial, como equipamentos de proteção individual, estetoscópios e bibliografia de apoio”.

Em abril de 2024, a ANEM assinou o Compromisso de Ação Social com o Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP), onde foram apresentadas várias propostas concretas para “aliviar os gastos mensais dos estudantes de Medicina”. Estas propostas “mantêm-se atuais e urgentes, numa altura em que se discute o futuro do financiamento do ensino superior”.

“É fundamental reforçar a ação social, mas precisamos de medidas estruturais que respondam às reais dificuldades dos estudantes em todas as vertentes. É necessário ponderar de forma adequada os encargos específicos para os estudantes de cada ciclo de estudos, como é o caso da Medicina”, afirma Paulo Simões Peres, Presidente da ANEM.

A ANEM reafirma a sua “disponibilidade para colaborar com o Governo e demais entidades no desenvolvimento de políticas que assegurem um Ensino Superior acessível, inclusivo e sustentável”.

17 Setembro, 2025
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Miguel Pavão reeleito para a direção do CED

No passado dia 14 de novembro, realizou-se a assembleia geral do Conselho Europeu de Médicos Dentistas (CED), que elegeu a nova direção para o mandato de 2025 a 2028. Durante este processo, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Miguel Pavão, foi reconduzido para liderar a entidade europeia.

Ler mais 18 Novembro, 2025
Atualidade