BTI realiza encontros sobre reabilitação oral no Porto e em Lisboa

Imagem da notícia: BTI realiza encontros sobre reabilitação oral no Porto e em Lisboa

O World of Wine, em Vila Nova de Gaia, e o Museu do Oriente, em Lisboa, foram os palcos das duas edições do programa promovido pela BTI Biotechnology Institute, realizadas a 26 de setembro e a 3 de outubro, respetivamente.

Segundo a organização, o formato deste encontro foi construído com base nas sugestões recolhidas em eventos anteriores, numa lógica de melhoria contínua. “É preciso ouvir para se poder ser mais efetivo”, sublinha a BTI, que reforça o compromisso em aproximar a ciência e a prática clínica.

Temas centrais e participação científica

O Fernando Guerra marcou presença em ambas as edições, partilhando a sua visão e experiência sobre os desafios na reabilitação de unitários posteriores e as alternativas protéticas na abordagem de atrofias ósseas.

A temática da reabilitação posterior de unitários, especialmente em pacientes bruxómanos, mereceu especial destaque. Jorge Cobián e Antonio Mosquera apresentaram considerações relevantes sobre o tema, evidenciando que o uso de pilares intermédios com diferentes perfis de emergência se revela um forte aliado na previsibilidade dos resultados.

A integração do fluxo digital nos protocolos clínicos e a otimização da planificação, execução e resultados das reabilitações implanto-suportadas foram conduzidas por Jesus Maneiro e Francisco Visiedo, destacando o impacto das novas tecnologias no aumento da precisão e eficiência dos tratamentos.

Entre os temas mais solicitados pelo público e que gerou maior interação esteve a abordagem de maxilares atróficos de forma menos invasiva, com o uso de implantes estreitos e extracurtos. Asier Eguia e Yago Leira exploraram os conceitos de ferulização, a importância dos implantes curtos colocados de forma reta e a eliminação de extremos livres, fatores que contribuem para uma maior previsibilidade clínica.

A edição de Lisboa contou ainda com a participação especial de Lino Cerejeira, cuja intervenção promoveu discussões construtivas e troca de experiências entre os clínicos presentes.

Em declarações finais, a BTI manifestou grande satisfação com a adesão e qualidade da participação nas duas sessões, sublinhando que o principal objetivo foi cumprido: “Poder ajudar os profissionais a obter ferramentas práticas e critérios clínicos que lhes permitam tomar decisões mais seguras e personalizadas em função de cada caso e paciente.”

28 Outubro, 2025
Eventos

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

“Ortodontia dos 8 aos 80” marca o XXXI Congresso SPO

O XXXI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ortodontia (SPO) realiza-se entre 23 e 25 de outubro de 2025, na Casa da Cultura de Ílhavo, Aveiro, reunindo profissionais, investigadores e estudantes da área da saúde oral para debater as mais recentes inovações científicas e clínicas.

Ler mais 13 Outubro, 2025
Eventos