Miguel Pavão reeleito para a direção do CED
No passado dia 14 de novembro, realizou-se a assembleia geral do Conselho Europeu de Médicos Dentistas (CED), que elegeu a nova direção para o mandato de 2025 a 2028. Durante este processo, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Miguel Pavão, foi reconduzido para liderar a entidade europeia.
Para Miguel Pavão, a sua reeleição representa “um voto de confiança” no trabalho desenvolvido desde 2022, quando foi eleito pela primeira vez. O bastonário sublinha que este novo mandato será uma oportunidade para manter o debate em palco europeu sobre vários temas urgentes para os médicos dentistas portugueses: o futuro da medicina dentária, a integração da saúde oral nas políticas de saúde e os desafios específicos da profissão.
Entre as prioridades apontadas para os próximos anos estão:
-
A qualidade do ensino e da formação em medicina dentária;
-
O excesso de profissionais na área;
-
A mercantilização da profissão;
-
A garantia de acesso e de cuidados orais de qualidade à população.
Durante a reunião em Bruxelas, os participantes discutiram também duas questões centrais para a sustentabilidade da saúde oral na Europa. Um dos pontos centrais foi o projeto PRUDENT (“Prioridade, incentivos e utilização de recursos para uma medicina dentária sustentável”), que propõe uma abordagem preventiva e eficiente no financiamento dos cuidados orais. Segundo os presentes, a medicina preventiva — focada na doença oral — pode ser uma aliada-chave para promover um envelhecimento saudável e controlar os custos dos sistemas de saúde a longo prazo.
Outro tema de destaque foi a iniciativa da Comissão Europeia chamada “The Union of Skills”, que visa facilitar a mobilidade de profissionais de saúde no espaço europeu. A proposta inclui medidas para simplificar o reconhecimento de qualificações obtidas fora da União Europeia e fomentar parcerias para atrair médicos dentistas para regiões com maior carência.
Durante a sessão, os grupos de trabalho do CED também apresentaram os seus relatórios:
-
O grupo “Educação e Qualificações Profissionais”, no qual a OMD está representada pela vice-presidente Maria João Ponces, fez uma avaliação do panorama formativo;
-
O grupo de Saúde Oral aprovou um Livro Branco sobre o envelhecimento e a saúde oral, reforçando a importância de políticas sustentáveis para o futuro.
Adicionalmente, foi aprovada uma declaração do CED em defesa da neutralidade médica e da proteção dos profissionais de saúde em áreas de conflito, reforçando o compromisso da instituição com valores éticos e sociais.
18 Novembro, 2025
Atualidade
