ERS lança campanha sobre intervenções estéticas

Imagem da notícia: ERS lança campanha sobre intervenções estéticas

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) lançou uma campanha de sensibilização sobre procedimentos estéticos, com o slogan “Não é só estética. É saúde”. Sobre esta matéria, Miguel Pavão alertou para a especificidade destas intervenções, sublinhando que “a realização de procedimentos em harmonização orofacial diz muito à classe pelo conhecimento da anatomia da cabeça e pescoço e pela expressão facial”, noticiou a OMD.

A campanha incide sobre os procedimentos faciais de aplicação de toxina botulínica e de preenchimento com ácido hialurónico injetáveis. De acordo com dados globais de 2024 da International Society of Aesthetic Plastic Surgery, estes são os dois procedimentos estéticos não cirúrgicos mais realizados a nível mundial, o que reforça a importância de uma intervenção informativa nesta área.

Segundo o bastonário da OMD, estas práticas “acarretam uma grande responsabilidade e podem comprometer a saúde de forma muito séria”, sublinhando que apenas “médicos e médicos dentistas estão habilitados para o efeito”. Nesse sentido, indicou que se “exige à classe um rigor de formação e consciência em benefício do doente, não colocando em causa a sua saúde ou o comprometimento da naturalidade da face, evitando também abordagens comerciais”.

Além da ERS, estão envolvidos neste projeto a própria ASAE, a Direção Geral do Consumidor (DGC) e a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed, I.P.).

27 Abril, 2026
Atualidade

Notícias relacionadas

Gum Health Day 2026 alerta para impacto na saúde geral

O Dia Mundial da Saúde das Gengivas (Gum Health Day 2026), assinalado a 12 de maio, marca em 2026 o lançamento de uma nova campanha global que pretende colocar a saúde oral no centro das preocupações com a saúde em geral.

Ler mais 24 Abril, 2026
Atualidade

Medicina Dentária entra em campo nos CNU em Viseu

A saúde oral ganhou protagonismo nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), organizados pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), que decorrem em Viseu até esta sexta-feira (24 de abril). Pela primeira vez, a Medicina Dentária Desportiva está integrada diretamente no terreno competitivo, num projeto pioneiro que visa reforçar a prevenção e a resposta a emergências entre atletas universitários.

Ler mais 23 Abril, 2026
Atualidade

Médico dentista português lança instituto de formação no Luxemburgo

O Luxembourg Dental Institute, liderado pelo médico dentista João Pires, e reunindo na sua equipa pedagógica vários médicos dentistas, assistentes dentárias e rececionistas portugueses, acaba de lançar o primeiro programa de formação independente em assistência dentária do país.

Ler mais 22 Abril, 2026
AtualidadeFormação