FMUC e IPO Coimbra assinam protocolo de cooperação na área da Medicina Dentária

Imagem da notícia: FMUC e IPO Coimbra assinam protocolo de cooperação na área da Medicina Dentária

Apostar na investigação, na melhoria pedagógica, na formação e na prestação de serviços à comunidade na área da medicina dentária, são as bases de um protocolo de cooperação que juntou, na passada segunda-feira, 31 de janeiro, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e o Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPOCFG).

Destinada a alunos do 4.º e 5.º anos do Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD), a iniciativa pretende recuperar uma parceria que, durante muitos anos, permitiu aos alunos desenvolver rotações clínicas em vários serviços hospitalares, incluindo o IPOCFG.

Na área da inovação e melhoria pedagógica o IPOCFG terá um importante papel, na medida em que abre portas a cerca de 80 alunos do MIMD que acompanharão a atividade clínica de diagnóstico, tratamento e acompanhamento realizada pelos profissionais da especialidade de Estomatologia e de Cirurgia Maxilofacial do IPOCFG.

Mais vocacionado para a formação continua e pós-graduada, o protocolo irá ainda permitir a realização de ações de formação também no âmbito de cursos de estudos avançados da FMUC (Mestrados e Pós-graduações), onde a área da Oncologia Oral seja fundamental.

No âmbito da prestação de cuidados de saúde oral à população o compromisso assumido vai no sentido de promover um melhor acesso dos cidadãos aos cuidados diferenciados disponibilizados por ambas as instituições, seja através da criação de canais otimizados de referenciação de pacientes, seja através do desenvolvimento de programas de prevenção e rastreio de cancro oral na população.

4 Fevereiro, 2022
Atualidade

PUBLICIDADE
Kuraray

Notícias relacionadas

Saúde pela boca: Clínica Hugo Madeira liga medicina dentária à saúde geral

A Clínica Hugo Madeira apresentou publicamente, num evento em Lisboa, um novo conceito clínico designado “saúde pela boca”. Esta abordagem propõe uma mudança de paradigma na medicina dentária, deixando de tratar a cavidade oral de forma isolada para passar a integrá-la como um elemento central na saúde do corpo inteiro.

Ler mais 19 Junho, 2026
Atualidade