XIX Jornadas Internacionais de Medicina Dentária

Imagem da notícia: XIX Jornadas Internacionais de Medicina Dentária

Promover aos alunos, recém-licenciados e médicos dentistas um espaço para partilha de ideias e aquisição ou actualização de novos conhecimentos é o grande objectivo das Jornadas Internacionais de Medicina Dentária. Para o presidente e membro da comissão executiva, o evento deste ano aborda essencialmente temas relacionados com a Patologia Oral, Investigação Científica, Endodontia e Medicina Dentária Preventiva e Comunitária. “O grande destaque da iniciativa prende-se com a presença do Dr. Mauro Fradeani, uma referência mundial na área da Reabilitação Oral e Estética, que falará para os colegas ao longo do dia de sábado e promete encerrar a edição de 2011 com uma palestra inesquecível”, salienta Francisco Martins à revista DentalPro.

 

Francisco Martins em discurso directo

A poucos dias da realização das Jornadas, que expectativas tem em relação ao evento?

Acredito que serão as melhores de sempre organizadas no nosso Instituto. O grande objectivo foi, desde o início, a realização de um programa que pudesse agradar a todos, ou quase todos, mas que essencialmente fosse reconhecido pela presença de algumas “vedetas” da Medicina Dentária actual, tanto nacionais como internacionais. No fundo, espero que todo o investimento e dedicação a este evento vá de encontro às expectativas gerais.

Dedicam um dia inteiro à intervenção do Dr. Mauro Fradeani, com o tema “Esthetic rehabilitation: Criteria of success”. Porquê?

O Dr. Mauro Fradeani é uma referência mundial na área da Reabilitação Oral e Estética. Hoje em dia, os nossos pacientes preocupam-se mais com o seu sorriso, criando um padrão de exigência mais acentuado nos tratamentos realizados. Esta é, sem dúvida, uma oportunidade para assistir a uma palestra excepcional, onde serão abordados todos os passos de uma reabilitação, desde o momento em que o paciente nos procura a primeira vez, até o tratamento estar completamente finalizado, não esquecendo todos os procedimentos intermédios, tanto clínicos como laboratoriais.

Que mais-valias acarreta este especialista para a Medicina Dentária portuguesa?

A nossa Medicina Dentária tem vindo a desenvolver-se ano após ano. O aparecimentos de novas técnicas e materiais levou a um interesse cada vez maior pelas áreas mais complexas de cada especialidade. A Reabilitação Oral não é uma excepção. O Dr. Mauro Fradeani é citado pelos estudos que realizou, pelas formações que actualmente ministra, pelos livros que editou e pelos casos clínicos que apresenta a toda a comunidade de Médicos Dentistas no mundo inteiro. Por essa mesma razão, e por todo o trabalho desenvolvido por este especialista, a Medicina Dentária portuguesa e os profissionais que a representam só têm a ganhar com a sua presença no evento.

 

Descreva o programa das jornadas de 2011.

O programa deste encontro reúne uma panóplia de temas interessantíssimos, desde a prevenção à reabilitação em Medicina Dentária. Para além da temática da reabilitação oral, a cargo do Dr. Mauro Fradeani, falar-se-á do diagnóstico e do tratamento das lesões da cavidade oral, situações da maior importância nos dias que correm. O Prof. Dr. Carlos Zagalo e o Prof. Dr. Francisco Salvado irão, com certeza, esclarecer as dúvidas dos nossos congressistas quanto a este tema. A Medicina Dentária não poderia sofrer actualizações sem a dedicação de alguns profissionais  à investigação científica. É com base nesta ideia que, este ano, apresentamos o Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz. A Prof.ªDra. Isabel Barahona dará então a conhecer este projecto, que decorre actualmente na nossa cooperativa. A Endodontia é uma especialidade em constante actualização e assume um papel essencial na Medicina Dentária conservadora. Temos assistido ao aparecimento de novas técnicas nos últimos anos e o Dr. Wilhelm-Joseph Pertot apresentará uma nova solução aos amantes desta arte. Quais serão as perspectivas para os actuais e futuros Médicos Dentistas? O debate “Ameaças e Oportunidades para os Médicos Dentistas em Saúde Oral. O Desenvolvimento de Estratégias em Saúde Preventiva e Comunitária” irá responder a muitas questões colocadas na actualidade pelos especilistas.

 

23 Março, 2011
Eventos

Notícias relacionadas

IDS desafia a Covid-19 e trilha novos caminhos para 2021

A incerteza causada pela “crise Covid-19” em curso é também percetível na indústria dentária. Nos últimos meses, os organizadores da 39ª edição do International Dental Show (IDS), em conjunto com a Koelnmesse, têm estado intensamente ocupados com os critérios de segurança, o que faz com que a presença física numa feira internacional como o IDS seja possível.

Ler mais 19 Outubro, 2020
EventosMedicina dentária