Keep 32: Dentes à prova de cáries

Erich Astudillo, da Universidade de Santiago, no Chile, e José Córdova, da Universidade de Yale, nos EUA, criaram um composto que irá revolucionar a higiene oral.
A molécula desenvolvida pelos cientistas extermina a bactéria streptoccocus mutans, que transforma o açúcar em substâncias que danificam a cárie e o esmalte dos dentes. Esta descoberta evita a degradação dos dentes antes mesmo que a bactéria comece a atuar e em apenas um minuto.
O Keep 32 poderá ser incluído não só em produtos de higiene oral, pastas de dentes, elixires bucais ou fio dental, que os transforma em super agentes de limpeza mas em doces e pastilhas, entre outros, pois os seus criadores pretendem incluir o composto em produtos alimentares.
O produto que tem sido testado nos últimos sete anos prepara-se para passar à fase de ensaios clínicos humanos. Erich Astudillo e José Córdova acreditam que o composto poderá chegar ao mercado nos próximos 18 meses e neste momento, para além do sucesso nos testes humanos, o objetivo passa por vender a patente a uma empresa de produtos de higiene.
25 Julho, 2012
Atualidade