Bebidas energéticas e isotónicas: o novo inimigo dos dentes

Imagem da notícia: Bebidas energéticas e isotónicas: o novo inimigo dos dentes

Um estudo realizado pela Universidade norte-americana de Southern Illinois concluiu que o consumo frequente de bebidas energéticas e bebidas isotónicas corrói o esmalte dos dentes, desmineralizando-os de forma generalizada.

Na sequência deste estudo, a DentalPro foi saber junto dos especialistas o impacto destas bebidas na dentição e quais os cuidados a adotar no sentido de evitar os referidos problemas.

“Em Portugal, talvez a percentagem de pacientes que apresenta este tipo de lesões provocadas por bebidas ácidas seja inferior às percentagens encontradas nos EUA, mas existem casos, com uma tendência para aumentar”, afirma Cristina Cardoso Silva.
Assim sendo, “o consumo destas bebidas deve ser evitado ou, pelo menos, não deve ocorrer por rotina”, explica.

Miguel Pavão revela que tem “cada vez mais casos destes, pacientes jovens com erosão dentária devido a dois fatores: alimentação a nível ácido e ‘stress’, que leva a bulimia e desgaste dentário por atrição”. O dentista avança ainda que estes casos lançam um novo desafio aos médicos dentistas: “dar uma resposta mais conservadora e mais biomecanicamente aceitável”. “O médico dentista tem que ter uma abordagem minimamente invasiva nos seus tratamentos dentários”, acrescenta.

Saiba tudo na DentalPro 57

 

28 Agosto, 2012
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Conselho diretivo da OMD elege membros

A 6 de julho, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, os membros do Conselho Diretivo (CD) da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) elegeram Maria João Ponces para o cargo de vice-presidente, Paulo Miller para tesoureiro, António Cabral e Maria Carlos Real Dias para secretários.

Ler mais 22 Julho, 2024
Atualidade

SMD presente na sede da IGAS

No dia 16 de julho, o Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD) esteve presente na sede da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), onde prosseguiu o seu périplo de reuniões com as entidades inspetivas. A reunião "foi profícua, já que foram debatidos vários assuntos sobre as atuais reivindicações da classe e implicações na atividade", refere o sindicato.

Ler mais 19 Julho, 2024
Atualidade